Dr. Aluízio concorre ao prêmio Prefeito Empreendedor

17/01/2014 16:33:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Flávio Sardou

Projetos que concorrem representando o município, foram apresentados durante a visita técnica do Sebrae

 O ritmo de trabalho imposto desde o início da gestão em janeiro de 2013, com a implementação de dois grandes projetos na área do empreendedorismo, chamaram a atenção do Sebrae-RJ. Há um ano à frente da Prefeitura de Macaé, Dr. Aluízio concorre ao prêmio Prefeito Empreendedor 8º edição. Vinte e nove prefeitos do Estado do Rio de Janeiro foram indicados ao prêmio. Macaé concorre em duas categorias: Melhor Projeto, com "Fumdec como Ferramenta de Desenvolvimento", e Novo Projeto com "Parque Científico e Tecnológico".

 Os dois projetos foram enviados ao Sebrae-RJ pela equipe do Fundo de Desenvolvimento Econômico (Fumdec), em 14 de novembro e os dois foram classificados. A primeira fase termina em abril. O Prefeito Empreendedor do Rio concorrerá à etapa nacional.

-. O Fumdec, por exemplo, é um setor do governo, que trabalha como uma empresa e tem planejamento estratégico. Já é uma "escola" para o governo. O Parque Científico e Tecnológico é um projeto de grande alavancagem e que mudará o perfil da cidade. Ele está sendo consolidado e é uma parceria entre as empresas da cadeia de petróleo e gás e as universidades. Macaé é imbatível em conhecimento de petróleo e a gente tem que fazer com que o conhecimento da cadeia produtiva fique aqui. Esse é o conceito - pontua Dr. Aluízio.

A visita técnica do Sebrae-RJ foi realizada nesta sexta-feira (17) pela manhã, no gabinete do prefeito, onde foram destacados os principais projetos desenvolvidos pelo governo municipal na área do empreendedorismo, pelo Fumdec, e no conceito de economia solidária, pela Secretaria de Trabalho e Renda.

- Esse é um reconhecimento de todas as ações que o Fumdec vem desenvolvendo, no sentido do atendimento diferenciado aos micro empreendedores individuais; acesso ao microcrédito; implantação da Casa do Empreendedor; capacitação voltada para os empresários; atendimento nas unidades do Macaé Facilita, e também a desburocratização e simplificação no andamento do trabalho - ressalta o presidente do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Vandré Guimarães.

Já o secretário de Trabalho e Renda, Alexandre Santos, ressalta que a secretaria atende cerca de 200 artesãos.

- Nosso programa está alicerçado em um tripé: comercialização, qualificação e fomento para a progressão. O processo funciona como se fosse uma associação, com aproximadamente 200 artesãos. No final do ano, os artesãos que participam da feirinha todo mês criaram uma comissão para buscar o processo de sustentabilidade. Em 2014, vamos disponibilizar o treinamento para eles no cooperativismo para o caminho da economia solidária - detalha Alexandre Santos.

De acordo com a orientadora de Negócios do Sebrae Macaé, Silvia Andréa, o Fumdec já realizou muita coisa em pouco tempo. "Na primeira reunião que comparecemos, eles já trataram das metas e já tinham uma metodologia", disse.

A vice-presidente do Fumdec, Silvia Barreto, informou que todo o planejamento para 2014 já está fechado.

Parque Científico e Tecnológico - Durante o encontro técnico, o prefeito Dr. Aluízio explicou que o Parque Científico e Tecnológico já está no Plano Plurianual (PPA) com um orçamento de R$ 5 milhões para o fomento do projeto. O projeto já está pronto e será encaminhado à Câmara Municipal para aprovação, criando a Fundação de Ciência e Tecnologia e instalando o Parque, em uma área de 30 mil metros quadrados na Linha Verde. Além da instalação de empresas do setor da cadeia produtiva de petróleo e gás, o local abrigará universidades e uma incubadora de empresas.

- Macaé é uma realidade: produzimos quase 84% de todo o petróleo nacional. Temos universidades instaladas aqui e o maior laboratório de petróleo do país também, que é o Lenep (Laboratório de Engenharia e Exploração do Petróleo). Faltava o poder público unir esses dois atores: empresas e educação. Convivemos com a exploração há 30 anos, agora é a vez do conhecimento. É imensurável o conhecimento que o Parque Tecnológico pode gerar para Macaé - completou o prefeito