Edição 2018 do "Professor Investigador" começa nesta quinta

16/04/2018 15:20:00 - Jornalista: Adriana Bacelar e Equipe Secom

Foto: Rogerio Peccioli / Arquivo Secom

Iniciativa é uma das vertentes da proposta de educação patrimonial do Solar dos Mellos/Museu

O Solar dos Mellos/Museu da Cidade de Macaé vai realizar, nesta quinta-feira (19), às 15h, a primeira edição do projeto “Professor investigador” de 2018. O projeto é uma das vertentes da proposta de educação patrimonial do museu e visa à multiplicação das informações sobre o município e a região, com o objetivo de formar novos pesquisadores sobre a nossa história, memória e patrimônio.

Para a retomada do projeto, o convidado é o professor doutor Márcio de Souza Soares, da Universidade Federal Fluminense (UFF), de Campos dos Goytacazes. Ele vai ministrar sobre "História social do Cotidiano do Brasil em fontes primárias: testamentos e inventários post-mortem".

Voltado a alunos, professores de história e de ciências sociais, bem como ao público em geral, o projeto Professor Investigador detalha aos interessados como transformar tais fontes primárias, em poder do Solar, em novas aulas e em novas frentes de pesquisas. Segundo Conceição Franco, historiadora do Museu da Cidade, estão convidados professores e alunos do ensino fundamental, médio e universitário das redes pública e privada da região. Para participar não é necessário se inscrever e todos receberão certificado de participação.

Segundo a historiadora do Solar dos Mellos, Conceição Franco, a proposta da coordenação do projeto Professor Investigador, vinculada ao projeto 'Macaé em fontes primárias' é, além de preservar documentos inéditos para o município, disponibilizá-los à pesquisa.

- Para que os profissionais de ensino do município possam ter livre acesso a esses documentos, de modo a colaborar para o ensino de história nas instituições de ensino no município, tivemos a colaboração da Faculdade de Filosofia,Ciências e Letras de Macaé (Fafima), que cedeu estagiários de história para digitalizar testamentos e inventários - informa Conceição, acrescentando que durante o ano de 2017, eles fizeram a digitalização sob a orientação da arquivista do Solar dos Mellos, Juliana Alvim.

O Solar dos Mellos - Museu da Cidade de Macaé está localizado na Rua Conde de Araruama, 248, Centro.