Educação abre inscrições em cursos de formação

02/05/2018 18:26:00 - Jornalista: Joice Trindade e Waleska Freire

Foto: João Barreto

Cultura inclusiva e produção textual para professores da educação básica estão entre as aulas

Profissionais que atuam em escolas das redes públicas municipais e estaduais e também da rede privada podem se inscrever em 14 cursos gratuitos de formação continuada voltados para educação. Os interessados devem se cadastrar pelo site formacaomacae.wixsite.com/formacao. Para cada curso, são oferecidas 20 vagas. A expectativa do Centro de Formação Carolina Garcia, responsável pela organização dos módulos, é receber cerca de 500 interessados. As inscrições serão encerradas até serem preenchidas todas as vagas.

As aulas serão ministradas na nova sede do Centro, que funciona na Avenida Bráulio Gomes de Assis, ao lado do Senai, no Bairro Novo Botafogo. Cada curso segue um cronograma específico. Em média, terão a duração de três meses. As aulas são ministradas por professores, que são especialistas, doutores e mestres de universidades públicas e privadas, além da Secretaria de Educação de Macaé.

De acordo com a coordenadora, Regina Célia Santos Nascimento, o objetivo da programação é oportunizar aos profissionais da área da educação momentos de formação continuada, na intenção de melhoria no fazer das aulas de cada um.

O Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG) oferece cursos de curta duração, palestras, pesquisas e também realiza divulgação pedagógica e científica. A equipe também é responsável por documentar a história da Educação do município.

A formação continuada atende às legislações e visa à organização, sistematização, entendimento e reflexão das práticas pedagógicas. No ano letivo de 2017, o CFCG atendeu 4,5 mil profissionais da rede em 70 cursos. Os profissionais são professores, orientadores pedagógicos e auxiliares de serviços escolares.

O Centro foi criado para subsidiar as práticas pedagógicas possibilitando uma aproximação entre a atuação em sala de aula e os conhecimentos que eles se fundamentam atendendo e qualificando os profissionais da Educação que trabalham nas escolas da rede municipal de ensino. Segundo a Coordenadora do Centro de Formação, Regina Célia, o objetivo é democratizar o conhecimento para os profissionais da rede. "Damos ferramentas de qualidade pedagógica com foco no conhecimento e na formação do ser humano".

Cursos oferecidos:

1- Africação /Lei 10639/03 (UFRJ);

2- Produção textual para professores da Educação Básica (UFRJ);

3- Recursos tecnológicos (Inova Escola/Fundação Telefônica);

4- Formação Docente em diálogos;

5 - Cultura inclusiva;

6- Formação para auxiliares de serviços gerais e de serviços escolares;

7 - Lei Maria da Penha;

8 - A poesia pede passagem (Unilivre);

9 - Comportamentos disruptivos no ambiente escolar;

10- Novo olhar sobre drogas (Unilivre);

11- Informática para professores (Unilivre);

12 - Libras;

13 - Neuroeducação;

14 - Biodanza/SRT (Unilivre).