Educação abre inscrições para cursos on-line

13/02/2019 11:48:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Desafios da educação na era digital são abordados

Seguem abertas até o dia 8 de março as inscrições para os cursos gratuitos oferecidos pelo Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), da Secretaria de Educação. A grade conta com módulos de educação à distância (EAD). Os interessados podem se cadastrar pelo site ntmmacae.com. Podem se inscrever profissionais das redes públicas e privadas.

Ao todo são oferecidas 300 vagas. Os cursos oferecidos são "Curta na Sala de Aula", "Professor Digital-nível II" e "Uso ético, seguro e legal da tecnologia e os desafios da educação na era digital". O objetivo é contribuir com a ampliação de conhecimentos quanto às ferramentas tecnológicas do dia a dia escolar. As aulas começarão no dia 11 de março e se estendem até o dia 1° de julho. No encerramento dos cursos haverá entrega de certificados.

Segundo o coordenador do NTM, Alex Bogado, a proposta é possibilitar o trabalho com recursos educacionais digitais e potencializar as práticas inovadoras no ensino. Ele destaca que no ano letivo de 2018, o módulo "Professor Digital" foi um sucesso. "No ano passado registramos a certificação de 200 estudantes em quatro módulos. Três deles para educadores e um para integrantes do programa Nova Vida, com foco em informática básica, novas tecnologias e recursos digitais para educação", citou.

Para melhor atendimento dos participantes, o NTM vai oferecer plantão para tirar dúvida dos educadores. Também haverá suporte da equipe do NTM via e-mail e fórum.

Grade - O cronograma conta com o curso "Curta na sala de aula". Com 25 horas, o módulo indicará diferentes programas e aplicativos para a preparação de um curta, além do roteiro comum. A programação abordará temas como roteiro, som, imagem e edição de vídeos.

Também será ministrado o curso "Uso ético, seguro e legal da tecnologia - desafios da educação na Era Digital". Com 40 horas, a formação vai possibilitar estudo sobre atitudes e posturas diante do perigo dos crimes virtuais, seja na prática pedagógica ou no cotidiano.

Já o curso "Professor Digital-nível II" tem a finalidade de possibilitar aos professores o uso dos recursos tecnológicos no âmbito escolar, incentivando a debater e compreender como as novas tecnologias estão atreladas às práticas docentes. O objetivo é levar a reflexão sobre a prática em sala de aula, e dos recursos digitais como aliados no processo de ensino-aprendizagem. Serão destacados assuntos como "As tecnologias digitais aliadas ao conhecimento", "O uso de aplicativos em sala de aula" e "Aplicações da tecnologia na prática".