Educação abre mais 275 vagas para cursos profissionalizantes

25/04/2017 10:23:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arquivo Secom

Para quem tem talento para trabalhar com beleza e estética, esta é a oportunidade

A Secretaria de Educação de Macaé abre nesta quinta-feira (27) as inscrições para novos cursos (confira o edital) oferecidos pela Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional. Ao todo, são 275 vagas para os cursos de Noções Básicas da Ciência da Medição, Esculturas em Biscuit, Artes em Tecido e Linhas, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Cabeleireiro com ênfase em Escovação, Cabeleireiro Básico, Cabeleireiro Avançado e Design de Sobrancelha. Todos os cursos são gratuitos, destinados às pessoas a partir de 16 anos. As inscrições devem ser feitas das 8h às 17h na sede da secretaria, que fica na Rua Alfredo Backer, 363 (antigo Cetep).

As aulas começam a partir do dia dois de maio. Com exceção do curso de Auxiliar de Saúde Bucal, que será na Cidade Universitária, todos os demais serão ministrados na sede da secretaria. Para se inscrever, os interessados devem preencher a ficha de inscrição no local e levar duas fotos 3x4 (recente); cópia de Documento de Identidade com foto; cópia do CPF do próprio candidato; cópia do comprovante de escolaridade (Histórico Escolar, Declaração de matrícula para quem ainda está estudando ou Declaração de série cursada) e cópia do comprovante de residência.

Os cursos são de qualificação, capacitação e aperfeiçoamento profissional. O material didático será fornecido gratuitamente. Os materiais de consumo para as práticas individuais de alguns cursos deverão ser adquiridos pelos alunos, conforme orientação dos professores nos primeiros dias de aula. Para o curso de Auxiliar de Saúde Bucal, é obrigatória a contratação de seguro para a realização do estágio, com os custos sob a responsabilidade do aluno.

Para o curso de Noções Básicas da Ciência da Medição: Metrologia Industrial, Científica e Legal, com 20 horas de duração, estão sendo oferecidas 20 vagas para quem já tem 18 anos e possui o Ensino Médio completo, com aulas toda terça-feira de manhã. Para o curso de Esculturas em Biscuit, basta ser alfabetizado e ter a partir de 16 anos. São 20 vagas para as 40 horas de curso, com aulas três vezes por semana, à tarde. Para o curso de Artes em Tecido e Linhas também basta ser alfabetizado e ter 16 anos completos. São 40 vagas, com turmas pela manhã e à tarde, com aulas duas vezes por semana.

O curso de Auxiliar de Saúde Bucal tem 300 horas de duração e é destinado a maiores de 18 anos com o Ensino Fundamental completo. São 90 vagas, com turmas à tarde e à noite. O curso de Auxiliar de Cabeleireiro está com 25 vagas abertas. São 80 horas de curso, com aulas duas vezes por semana pela manhã. Para fazer o curso, é necessário ter pelo menos 16 anos e ter estudado até o sétimo ano do Ensino Fundamental. O curso de Cabeleireiro Básico oferece 25 vagas, tem aulas três vezes por semana, com turmas pela manhã, com duração de 120 horas e é destinado para quem tem Ensino Fundamental e 18 anos completos. Já o curso de Cabeleireiro Avançado tem 80 horas de duração, com aulas duas vezes por semana à tarde, e também tem 25 vagas, para quem tem Ensino Fundamental e 18 anos. O curso de Design de Sobrancelha dispõe de 40 horas de aula, com turmas pela tarde e 30 vagas para quem tem Fundamental Completo e 18 anos.


Fotos Relacionadas