Educação amplia debate sobre processo de ensino

25/10/2016 17:30:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho

Trabalho cultural desenvolvido por alunos é destaque

Com o tema "Práxis da Orientação Educacional-laços e enlaces", foi realizado nesta terça-feira (25) o quarto Fórum da Orientação Educacional de Macaé. A programação reuniu profissionais da rede e de São João da Barra, Rio Bonito, Rio das Ostras e Araruama. O objetivo do encontro foi repensar questões como inclusão, orientação educacional, além de práticas e intervenções pedagógicas, que visam contribuir com o processo de ensino.

A orientadora educacional Andrea Carvalho fez questão de se inscrever. "É importante participarmos de eventos como este. É a chance de repensarmos sobre nossas práticas nas escolas", contou a profissional, que atua no Colégio Municipal Olga Benário.

Patrícia Maciel veio de São João da Barra. "Pela primeira vez faço parte deste fórum em Macaé. Estou satisfeita com esta troca de experiências", explicou a orientadora.

O Fórum foi marcado por palestras. No turno da manhã a professora Patrícia Teles Álvaro destacou o tema "Relações Culturais e Cognitivas". "O objetivo desta palestra é debater a relevância de uma educação pautada nos direitos humanos", pontuou.

Já no decorrer da tarde foi realizada a palestra "Diálogos com os sujeitos da escola", ministrada pela professora e orientadora Marcela Paula de Mendonça.

A programação também contou com debates. Com a mediação da assistente social Clarissa Barreto, o tema "Promoção da igualdade e do respeito às diferenças no ambiente escolar" foi apresentado pela orientadora educacional e assistente social Zilmar Spinola, o presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente, Marcelo dos Santos e a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Andrea Martins. Um dos enfoques foi "As relações sociais na escola".



Integração entre municípios discute qualidade escolar

A subsecretária de Ensino Fundamental, Gelda Rodrigues, que representou a secretária de Educação, Marilena Garcia, destacou que o Fórum de Orientação Educacional segue a proposta da rede municipal de traçar estratégias e compartilhar vivências, que visam o reforço da qualidade do ensino.

O público conheceu o trabalho cultural desenvolvido em algumas unidades. O grupo "Descendo a Serra" da Orquestra de Violões do Colégio Municipal Raul Veiga se apresentou, além do coral da unidade Jacyra Tavares Duval; esquete da Escola Olga Benário Prestes; canções com a banda do Colégio Municipal Zelita Rocha, além de dança regional da Escola Municipal Eda Moreira Daflon.


Fotos Relacionadas