Educação capacita 1300 auxiliares de serviços escolares

20/07/2018 14:17:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin - Arquivo Secom

Encontro busca reforçar apoio pedagógico e capacitação em prol da valorização dos servidores e qualidade do ensino

A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Educação, promoverá nos dias 23 e 24 de julho, o I Encontro de Formação para Auxiliares de Serviços Escolares (ASE), nos auditórios Cláudio Ulpiano da Cidade Universitária e também do campus Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para melhor atender aos participantes, a programação será dividida para dois grupos, nos turnos da manhã (8h às 13h) e da tarde (13h às 18h). Dirigido a todos os auxiliares que atuam nas escolas municipais, o encontro tem como objetivo reforçar o apoio pedagógico e capacitação em prol da valorização dos servidores e qualidade do ensino. A expectativa é receber 1.300 auxiliares que atuam nas 106 escolas municipais.

A formação contará com a palestra "Inteligência se aprende", ministrada pelo professor da UFRJ, Guto Garcia. No decorrer da palestra, os participantes receberão informações sobre como funciona nossa memória em curto e longo prazo, a importância da leitura, a diferença entre entender e aprender, e fazem alguns testes quanto ao hemisfério do cérebro (esquerdo ou direito) para saber qual o aluno usa mais.

Outro destaque será a apresentação da temática "Primeiros socorros", pela Defesa Civil, com enfoque para questões de como reconhecer uma situação de emergência (orientações gerais sobre como agir em situações de urgência, além de aspectos legais sobre primeiros socorros. A proposta é orientar como agir preventivamente em situações pontuais até que se torne possível a ajuda médica especializada.

Também será apresentado o assunto "Educação inclusiva", pela equipe da Superintendência de Educação Inclusiva com abordagens quanto aos cuidados e acompanhamento específico aos alunos que apresentam deficiência, que contam com acompanhamento dos auxiliares de serviços escolares (ASE). Em Macaé, alunos com múltiplas deficiências são atendidos no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Eles frequentam salas de recursos e as turmas regulares.

O encontro também enfocará na importância da atuação dos auxiliares de serviços escolares na formação de hábitos alimentares saudáveis.