Educação: cursos à distância passam a valer para formação

27/08/2015 09:56:00 - Jornalista: Waleska Freire

Foto: Juranir Badaró

Secretaria de Educação moderniza processo em inovação que agrada professores

O secretário de educação, Guto Garcia, se reuniu com as coordenações e subsecretários para definir as novas regras para a Formação Continuada dos Professores. A partir de agora todo professor que estiver cursando graduação, pós graduação, mestrado e doutorado (presenciais ou a distância) estarão isentos de fazer a Formação Continuada, devendo o professor apresentar a declaração atualizada à direção da escola.

Além disso, todos os cursos presenciais ou à distância, palestras, seminários, congressos na área de educação serão válidos para Formação Continuada dos professores, desde que a declaração/certificado seja analisada e validada pela direção da Unidade Escolar. Os professores poderão fazer outros cursos fora da agenda já oferecida pela Educação, sejam estes presenciais ou cursos à distância (virtual).

O professor não vai precisar mais comprovar todo mês a realização das quatro horas de curso, agora será semestral. A comprovação de carga horária deverá ser de 20 horas informada até junho e 20 horas até novembro. Logo a frequência, bem como a falta, será semestral.

O diretor poderá montar cursos na própria escola com a orientação das equipes da Educação. A escola, através de sua equipe gestora, desejando assumir a carga horária de formação continuada em sua unidade escolar, poderá fazer em parceria com a Subsecretaria a que pertence, devendo apresentar a ementa, a forma de avaliação e a carga horária para acompanhamento pela Educação.

De acordo com o secretário, as decisões atendem às reivindicações e sugestões das categorias. "Os professores que possuem duas matrículas farão uma única formação. Já os que possuírem um projeto de formação e que desejarem atuar como formador, em parceria com a Educação, estarão isentos da formação, na proporção do que for utilizado. Por exemplo, curso com dez horas é igual a dez horas de curso mais dez horas de planejamento, totalizando isenção de 20 horas", explicou Guto Garcia.

A realização dos cursos, de acordo com o Secretário de Educação, Guto Garcia, tem o objetivo de possibilitar a troca de experiências em prol da base sólida para educação de qualidade. A rede municipal segue a Lei nº 11.494-2007 e dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que prevê a utilização de 40% do recurso público para melhoria da qualidade de ensino, que passa pela formação continuada. Os profissionais da rede municipal têm uma gama de cursos de formação continuada oferecidos pela Secretaria de Educação, subsidiando as práticas pedagógicas e possibilitando reforço na atuação dos profissionais que atuam nas escolas municipais.