Educação: ensino superior inicia segundo semestre

01/08/2018 15:56:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto - Arquivo Secom

Cidade Universitária receberá cerca de 5.500 na volta às aulas

A Cidade Universitária receberá cerca de 5.500 estudantes até o dia 13 de agosto na volta às aulas deste segundo semestre letivo. São universitários dos 18 cursos de graduação e seis de pós-graduação da FeMASS, UFF e UFRJ, entre veteranos e calouros, que iniciam as aulas em agosto. A FeMASS retorna nesta quarta-feira (1º); a UFRJ, na próxima segunda-feira, dia 6; e a UFF, no dia 13.

A FeMASS dará as boas-vindas aos alunos ingressantes nesta quarta-feira (1º), com aula inaugural no Auditório Claudio Ulpiano, às 18h. Calouros dos quatro cursos da faculdade, aprovados no último processo seletivo para início das aulas no segundo semestre, ouvirão dos coordenadores o que encontrarão nos próximos anos de estudos na faculdade municipal. A abertura será com a diretora da faculdade, Claudia Leite Bastos, e o secretário de Ensino Superior, Márcio Magini. Em seguida, membros do diretório acadêmico e da Associação Atlética apresentarão aos novos alunos as suas atividades e a forma para participação.

Como são três Instituições de Ensino Superior (IES) de esferas diferentes funcionando no mesmo espaço, cada uma faz o seu cronograma das atividades e inicia o calendário acadêmico em datas diferentes.

A parte administrativa também tem períodos alternativos, conforme cada instituição. Durante o recesso, a biblioteca compartilhada pela UFRJ e FeMASS está funcionando em horário reduzido, das 9h às 18h ou 19h, até esta sexta-feira (3), e volta ao horário normal, até as 21h, a partir de 6 de agosto. No campus também funciona a biblioteca da UFF.

A FeMASS tem os cursos de Administração, Engenharia de Produção, Sistemas de Informação e Licenciatura em Matemática. A UFF, Direito, Ciências Contábeis e Administração; e a UFRJ oferece os seguintes cursos: Medicina; Enfermagem e Obstetrícia; Química (bacharelado e licenciatura); Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura); Farmácia; Nutrição; Engenharias Civil, Mecânica e de Produção.

A Cidade Universitária funciona à rua Aloísio da Silva Gomes - 50, Granja dos Cavaleiros.