Educação inicia semana com novidades no blog

11/05/2020 14:05:00 - Jornalista: Joice Trindade

Uma nova grade de conteúdos pedagógicos no blog www.educacaonaopara.com

A partir desta semana, a Superintendência de Ensino Fundamental da Educação vai disponibilizar uma autoavaliação com o objetivo de conhecer avanços, desafios e pontos que podem ser modificados para o replanejamento de ações futuras das atividades que estão sendo disponibilizadas através do ensino à distância. Alunos do 1º ao 9º ano e Ensino Médio das escolas municipais estão tendo acesso a uma nova grade de conteúdos pedagógicos no blog www.educacaonaopara.com, em função do período de quarentena por conta do COVID-19. A integração da família e empenho dos educadores são as principais apostas da educação à distância.

A dica para estudantes, pais e responsáveis é que as atividades oferecidas no blog não sejam realizadas todas de um única vez, mas diariamente e, de preferência, no caderno. Outra recomendação da Secretaria de Educação é que o aluno realize uma pequena pesquisa sobre o assunto abordado. Todos os conteúdos seguem o Caderno de Orientação Curricular (Coc) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

No blog são destacados conteúdos específicos das disciplinas, vídeos, provas, textos, simulados, indicações de leitura e exercícios preparados pelos professores da rede municipal. Os alunos também têm acesso a grupos de WhatsApp criados pelas escolas municipais para facilitar os estudos, tirar dúvidas e repassar orientações.

Para atender os poucos alunos identificados pelas escolas municipais que não têm acesso à internet, algumas escolas estão disponibilizando livros didáticos e até apostilas. Segundo a Superintendente de Ensino Fundamental, Balade Aref, as atividades pedagógicas online têm caráter complementar e visam o estabelecimento de uma rotina de estudo em casa.

Atividades divididas por ano

Na plataforma, as atividades foram divididos para cada ano de escolaridade. Balade Aref informou que para estudantes dos anos iniciais (1º ao 5º ano), a equipe elaborou apresentação diária de atividade de leitura, seguida de escrita contextualizada e integrada a saberes das ciências, finalizando com uma atividade lúdica ou criativa.

"Já para os anos finais do Ensino Fundamental, (6° ao 9º ano), o destaque fica com os vídeos que complementam as atividades. Além de serem modos atrativos de estudar e aprender. Há um grande empenho dos coordenadores pedagógicos, equipe do NTM, professores, orientadores e gestores, que fazem acontecer o blog", pontuou a superintendente.

Quem está matriculado no Ensino Médio tem acesso a sugestões de links e exercícios de disciplinas como Física, Química, Matemática, Língua Portuguesa, Oficina de Redação e Interpretação de texto.

A campanha "Educação não para e não deixa ninguém parado" ganhou uma expressiva adesão. Escolas municipais estão exibindo em suas redes sociais registros de diversos alunos estudando os conteúdos oferecidos. Além do blog, o material também é exibido no aplicativo https://app.vc/educacaonaopara, elaborado pela equipe do projeto Inova Macaé - Laboratório de Inovação em Gestão Pública, vinculado à Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento.