Educação lança projeto Viva Praça Viva nesta terça-feira

25/04/2016 09:33:00 - Jornalista: Joanna Benjamin

Foto: Bruno Campos

Prefeitura promove evento de resgate à cultura nas praças

Com o objetivo de resgatar a cultura nas praças de Macaé, a Secretaria de Educação lança nesta terça-feira (26) o projeto "Viva Praça Viva", na Praça Veríssimo de Mello, a partir das 8h30min. A programação contará com apresentação de dança indígena, urbana e de rua, coral infantil, poesias, Grupo HistoriArte, bandas das escolas, aulão de capoeira, oficina de Maculelê, atividades de Educação Física relacionadas à psicomotricidade, além da Biblioteca sobre Rodas.

Será promovida ainda exposição de grafite e telas confeccionadas nas escolas da rede municipal de ensino. Serão relembrados monumentos como: O Obelisco, Coreto, Busto de Veríssimo de Mello, Chafariz e o monumento em homenagem à Bíblia.

Segundo a coordenadora de Cultura da secretaria de Educação, Ângela Terra, o projeto Viva Praça Viva começou a ser pensado por um grupo com objetivo de resgatar a memória da cidade. "O objetivo do projeto é possibilitar à comunidade macaense, por meio de ações culturais, o desenvolvimento do sentimento de pertencimento. Isso contribui para a dinâmica de realização de eventos nos espaços urbanos e da valorização do patrimônio histórico-cultural da cidade", explicou Ângela, comentando que a próxima edição será na Praça Washington Luís.

Para a secretária de educação, Marilena Garcia, a praça é o local onde as pessoas se encontram. "Não há lugar melhor para representar esse projeto, a parceria com a Fundação Macaé de Cultura, a Mobilidade Urbana, a Ordem Pública e a vice-presidência de Acervo e Patrimônio Histórico, por meio do Solar do Mellos, é fundamental", pontuou.

O projeto vai ao encontro da Educação Patrimonial desenvolvida no Solar dos Mellos - Museu da Cidade, na qual as praças estão inseridas no subprojeto “Lugares de Memória”. O objetivo é incentivar a transmissão de valores culturais locais, buscando unir a ideia de preservação do patrimônio e de seu potencial turístico por meio da identificação dos vários pontos de memória e da história macaense.

Praça Veríssimo de Mello - No ano de 1913, surgiu a Praça, como parte das doações feitas para o município pela família Ferreira Rebello. No ano de 1837, pelas mãos do engenheiro Luis Bellegard, os logradouros públicos de Macaé são urbanizados e, oficialmente, denominados. Em 1886, a praça ganhou jardinagem, uma cortesia da Viscondessa de Araujo. Depois disso, o lugar foi elevado à categoria de praça, recebendo o nome da herdeira do Império, Dona Isabel, passando a ser point da aristocracia local que ali exibia suas grandezas, até a proclamação da Republica. Depois disso a Praça passou a se chamar de Praça Quinze de Novembro. Em 1914, seus jardins recebem o nome Parque Oliveira Botelho, em homenagem ao então presidente do Estado, Dr. Ignácio Veríssimo de Mello. Após seus falecimento, em 1933, a praça recebe sua atual denominação, uma forma de homenagear aquele que reside e que conquistou o respeito e a admiração da sociedade macaense por seus trabalhos jurídicos como promotor Público da Comarca de Macaé.