Educação no Trânsito: alunos da educação infantil recebem ações

18/10/2019 12:07:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Ana Chaffin

Mobilidade Urbana leva atividades que reforçam importância da segurança no trânsito

Cerca de 400 alunos das redes particular e pública receberam ações da Escolinha de Trânsito, promovida pela Secretaria de Mobilidade Urbana, neste mês de outubro. Nesta quinta-feira (17), foi a vez da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Mai Carmen De Jesus França receber as atividades voltadas à educação no trânsito. A escola funciona em período integral e atende 117 alunos, de 2 a 5 anos, em sete turmas do Maternal I e II e Pré I e II. Além das informações passadas pelos agentes de trânsito, as crianças percorreram o circuito especialmente montado para o evento e receberam revistinha e material para colorir, com os personagens “Pistinha e a Família Roda Certo”.

O objetivo da ação é levar conceitos como segurança no trânsito e cidadania às crianças que participam dos encontros.

“Além de ensinar as crianças sobre as regras de trânsito, elas podem se tornar multiplicadores das informações passadas nas atividades”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Carlos Roberto Lima Oliveira.

O trabalho é desenvolvido pela equipe da Coordenadoria de Educação no Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana. De forma dinâmica, as crianças aprendem a necessidade de se respeitar as regras de trânsito. Durante a atividade, elas percorrem um circuito simulado de uma via pública, com semáforos, faixas de pedestres e placas de trânsito.

“Todas as ações têm a participação dos agentes de trânsito uniformizados para criar empatia, de um amigo que elas podem contar. Quando temos alunos da educação infantil fazemos um trabalho mais lúdico. Durante a ação as crianças têm contato com a sinalização, placas e semáforos. No final, recebem o material educativo composto por uma revistinha e material para colorir”, explica o integrante da Coordenadoria de Educação no Trânsito, Marcello Magalhães.

A diretora adjunta da EMEI Mai Carmen De Jesus França, Marisa Machado da Cunha, explica que a unidade de ensino solicitou a ação devido à importância que o trânsito tem para seus alunos. A escola está localizada na Av. Nossa Sra. da Glória, nos Cavaleiros, local que grande fluxo de veículos.

“A questão do trânsito está na pauta pedagógica da escola, que está localizada em via de grande movimento. Os alunos vivenciam isso diariamente e é importante reforçar essas orientações porque eles acabam transmitindo isso aos pais também”, ressalta a diretora adjunta da unidade de ensino.

Os alunos interagiram, participaram das atividades e se divertiram. Isabela, 4 anos, era uma das mais animadas. Perguntada sobre o que gostou mais, respondeu prontamente: “Aprendi que precisa dar a mão para um adulto. Mas, gostei de tudo, tudo”, disse.

Além das atividades nas escolas, a Coordenadoria de Educação para o Trânsito realiza palestras em empresas. Para mais informações, é só entrar em contato na sede da Secretaria de Mobilidade Urbana, na Rua Euzébio de Queiroz, 678, Centro, telefone 2762-7333/ramal 4518.


Fotos Relacionadas