Educação participa dos 25 anos do Nupem

31/05/2019 10:15:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto - Arquivo Secom

Lançamento de livro integra as comemorações

O Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), lança o livro “Nupem – Protagonista da Interiorização da UFRJ”, nesta sexta-feira (31), às 11h, data que marca os 25 anos de inauguração do então Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé. A cerimônia contará com a presença dos gestores da Secretaria Municipal de Educação de Macaé, membros da comunidade do bairro São José do Barreto, onde está sediado o Nupem, autoridades municipais, estaduais e federais, alunos, professores e servidores técnico-administrativos da universidade.

A programação será aberta com solenidade em comemoração às bodas de prata do Nupem e, em seguida, haverá apresentação da Nupem Editora pelo professor doutor Maurício Mussi Molisani, editor chefe da editora que faz o lançamento do livro. A obra será apresentada ao público logo após pelos seus organizadores, professor doutor Francisco de Assis Esteves, vice-diretor do Nupem, e a professora doutora Maria Fernanda Quintela, pesquisadora do Instituto de Biologia da UFRJ e ex-decana do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRJ). Como é praxe em lançamento de livros, o evento será encerrado com sessão de autógrafos. O secretário de educação, Guto Garcia, destaca a importância do trabalho desenvolvido pela instituição e as parcerias realizadas com a Educação. "O desenvolvimento das pesquisas e os cursos são fundamentais para o processo de construção da Macaé do Saber e do Conhecimento".

São 14 capítulos em 300 páginas escritas por docentes e ex-alunos do Nupem e da UFRJ, com prefácio do ex-reitor e professor emérito da universidade, Nelson Maculan, contando a trajetória de luta e a história da criação do Nupem e da interiorização da UFRJ, consolidando a integração entre ensino, pesquisa, extensão e inserção social de qualidade no interior do Rio de Janeiro.

"Nós tentamos com esta obra colocar no papel a experiência que adquirimos, acumulada a partir da realização de pesquisas, inicialmente com as lagoas de Macaé, até os dias de hoje. Nós não imaginávamos que o Instituto NUPEM/UFRJ tomaria esta enorme dimensão, que teria esta enorme respeitabilidade e reconhecimento acadêmico. Mas já imaginávamos que seria uma oportunidade ímpar de compartilhar com as gerações do presente, sobretudo com as gerações futuras, toda experiência acumulada por brasileiros que lutaram pelo sonho de construir em Macaé uma estrutura acadêmica que pudesse gerar conhecimentos científicos e, mais do que isso, que estes conhecimentos se tornassem subsídios para a construção de políticas públicas de grande alcance e impacto social”, destacou Francisco Esteves que, durante anos foi o diretor do Nupem.

O professor Rodrigo Nunes da Fonseca é o atual diretor do Instituto que oferece, gratuitamente, graduação de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas; pós-graduação em níveis de mestrado e doutorado em Ciências Ambientais e Conservação, Produtos Bioativos e Biociências, Ciências Fisiológicas e o mestrado profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento que terá a primeira turma em agosto deste ano.

O Nupem está localizado à Avenida São José do Barreto, 764, no bairro de mesmo nome, atrás do Centro de Convenções.