Educação prepara aula inaugural dos cursos à distância do Cetep

25/06/2019 10:17:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

No início deste mês foram oferecidas e preenchidas 1.420 vagas para 27 cursos gratuitos

Os alunos dos cursos à distância do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) devem estar atentos! No dia 9 de julho, às 18h, haverá aula inaugural dos módulos de assistente de Operações de Logística Portuária, Tutoria Ead em Ambiente Moodle e Marketing Digital semipresencial. A programação será no auditório Claúdio Ulpiano, da Cidade Universitária. Os próximos cursos que serão iniciados são Auxiliar de Saúde Bucal, nos dias 1 de julho e 6 de agosto, no Cetep Centro e Barra; e Costura para Iniciantes, nos dias 2, 3 e 4 de julho, no Cetep Centro.

Com duração média de três meses, as aulas presenciais do Cetep da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio estão movimentando alunos nos polos do Centro, Barra e na Serra, em Glicério. No início deste mês foram oferecidas e preenchidas 1.420 vagas para 27 cursos gratuitos. O objetivo é atender a população macaense e formar profissionais para atuar na geração de renda e qualificação profissional.

Para melhor atender os estudantes e a demanda do mercado de trabalho, a secretária Adjunta de Qualificação Profissional, Leandra Lopes, destacou, durante as boas-vindas aos estudantes, que a grade de alguns cursos foi reformulada. "Aderimos aos cursos à distância, que foram sucesso de procura. Além disso, os cursos de Maquiador, Cabeleireiro Assistente, Manicure e Pedicure, Design de Sobrancelha e Barbeiro, por exemplo, tiveram a carga horária ampliada. Também firmamos parceria com o Sindicato dos Profissionais da Área de Beleza de Niterói que vai homologar o módulo com emissão de carteira específica", pontua.

Leandra Lopes lembrou que alguns dos alunos de Panificação e Confeitaria já foram contratados por rede de supermercados e estudantes do curso de Designer de Sobrancelha foram convidadas para atuar em uma loja específica do ramo, no shopping da cidade. O próximo passo é expandir a programação. "Em breve, também haverá curso de culinária em parceria com o Programa Cozinha Brasil, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Sesi)", lembra.

Aprovação

Motivo de expectativa e ansiedade, as aulas estão possibilitando aos participantes conhecer novas frentes de trabalho. É o caso de Nilciene Azevedo, que faz parte do módulo de Assistente Administrativo. A jovem, moradora da Nova Holanda, admitiu que deseja agregar conhecimentos para tentar outras oportunidades de trabalho. "Trabalho como operadora de caixa, mas quero atuar em outras funções e esse curso vai me ajudar", comenta. Na mesma sala e da mesma opinião, André Luis Monteiro, lembra que trabalha como segurança no turno da noite, mas deseja se qualificar para ingressar em outro cargo. "O curso é muito bom. Estou gostando muito", observa.

Também animada, Dioane Pereira, de 23 anos, do módulo "Artes em Tecido e Linhas feito a Mãos", contou como a qualificação é importante. "Sou costureira e quero aprender mais sobre artesanato para fazer o melhor. Fiz logo questão de me inscrever no curso e estou adorando", pontua.

A programação também é aprovada por estudantes que já passaram por outros módulos, em edições anteriores. Entre elas estão Ana Maria Passos e Silvana Passos. As irmãs fizeram questão de se inscrever para o curso de Manicure e Pedicure. "Participei do curso de Cabeleireiro. Tenho um pequeno salão em casa. Quero me aperfeiçoar para melhorar meu negócio", conta Silvana, acompanhada da irmã que fez curso de Informática.


Fotos Relacionadas