Educação prepara vestibular 2018 da FeMASS

21/08/2017 16:22:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Guga Malheiros

As 400 vagas são para Administração, Engenharia de Produção, Sistemas de Informação e Matemática

Os interessados em ingressar no ano de 2018 no ensino superior gratuito da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) devem estar atentos. Começam no dia 11 de setembro as inscrições para as 400 vagas dos cursos de graduação em Administração, Engenharia de Produção, Sistemas de Informação e licenciatura em Matemática, que são oferecidos no turno da noite pela faculdade municipal. O cadastro será feito até o dia 11 de outubro pelo site oficial da prefeitura. As vagas serão destinadas para os primeiro e segundo semestres, com início das aulas previsto, respectivamente, para fevereiro e agosto de 2018. Acesse aqui o edital de abertura do vestibular 2018.

A expectativa da direção da instituição é ultrapassar cerca de 2 mil candidatos. A taxa é de R$ 82, que deve ser paga até o dia 27 de outubro em qualquer agência do Banco Itaú, por meio de boleto a ser gerado ao final da inscrição. O cartão de confirmação para a realização da prova deverá ser impresso após a divulgação das inscrições deferidas, a partir do dia 16 de novembro, no site oficial.

A prova objetiva será no dia 3 de dezembro, às 9h. A avaliação contará com questões de múltipla escolha, baseadas nas matrizes de referência e conteúdo ENEM 2017 (www.inep.gov.br) e redação. Será eliminado o candidato que não obtiver, no mínimo, o total de 50 pontos na redação.

O curso mais procurado é Engenharia de Produção. A FeMASS tem reconhecimento no país por apresentar nota 4 no curso de Administração na avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2015, cuja nota máxima é 5. Entre as Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem o curso de Administração, a FeMASS ficou em primeiro lugar em Macaé e está entre as 70 melhores do país num universo de mais de 1,5 mil avaliadas.

Já os cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Produção da FeMASS, que serão avaliados neste ano, receberam, respectivamente, notas 4 e 3, no Enade 2014. O curso de Licenciatura em Matemática ainda não foi avaliado pelo Enade porque não houve alunos concluintes, uma vez que teve a sua primeira turma em 2016.

De acordo com a diretora da FeMASS, Cláudia Bastos Leite, o desempenho da FeMASS no Enade é de excelência por estar no mesmo patamar de universidades federais como a Fluminense (UFF). "A faculdade está se consolidando em todo o país. Temos o orgulho de contar com 70% dos alunos de Macaé, a maior parte é de trabalhador", lembra. O Enade avalia o rendimento dos alunos que concluem os cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação.

O secretário de Educação, Guto Garcia, explica que no processo seletivo serão reservadas 40% das vagas, por curso, para estudantes que tenham realizado o ENEM e 30% para os que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. As vagas serão preenchidas segundo a ordem de classificação, de acordo com as notas obtidas pelos candidatos, dentro de cada um dos critérios dos inscritos.

Isenção

O candidato também poderá solicitar a isenção de pagamento da taxa de inscrição no período de 18 a 22 de setembro, na Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior. A isenção é voltada para quem comprovar baixa renda, prevista pelo Decreto n.º 6.593 de 2008 e que atender os seguintes critérios: estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto n.º 6.135, de 2007.

O requerimento de isenção não garante ao interessado a isenção de pagamento da taxa de inscrição, ficando esta sujeita à análise e ao deferimento.

O resultado dos pedidos de isenção será divulgado no dia 23 de outubro pela internet, no endereço eletrônico www.macae.rj.gov.br/femass. Além disso, o candidato poderá em um dia contestar o indeferimento mediante preenchimento de formulário de recurso, que estará disponível na Superintendência Acadêmica. Os candidatos que tiverem seu pedido de isenção julgado indeferido deverão efetuar o pagamento do boleto até o dia 27 de outubro.

As notas dos classificados na prova objetiva serão divulgadas nos murais da FeMASS e no endereço eletrônico www.macae.rj.gov.br/femass, no dia 20 de dezembro. Já a pontuação da prova de redação será anunciada no dia 19 de janeiro. A divulgação do resultado final será no dia 31 de janeiro, em lista de classificação por curso, com pontuação em ordem decrescente, podendo ser consultada nos murais.

A FeMASS é vinculada à Secretaria Municipal de Educação e funciona no Bloco A, da Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros.