Educação reforça aulas de português e matemática

04/09/2019 09:11:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho / Arquivo Secom

O "Quinto ano Mais" teve início em 2017, com atendimento do 5º ano, e em 2018 se estendeu aos alunos do 4º ano

Para reforçar e promover a aprendizagem de todos os estudantes dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, a Educação de Macaé desenvolve o programa "Quinto ano Mais". O trabalho contínuo com três fases destaca as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

De acordo com o Secretário de Educação, Guto Garcia, como consequência do aumento da aprendizagem, os alunos apresentam bom desempenho na realização do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb-antiga Prova Brasil), previsto para os dias 14 e 25 de outubro. "Ao medir o aprendizado dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, o Saeb subsidia o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)", explica Guto.

O "Quinto ano Mais" é desenvolvido nas fases de orientação mensal aos professores, disponibilização de sugestões de atividades pedagógicas e exercícios semanais baseados nos descritores da matriz de referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), além de realização de avaliação bimestral como a Prova Macaé, aplicada nesta terça-feira (3) para 2.810 estudantes de 42 escolas municipais.

Segundo a Superintendente da Ensino Fundamental, Balade Aref, o "Quinto Ano Mais" foi iniciado em 2017, com atendimento aos alunos do 5º ano, e no ano letivo de 2018 se estendeu para alunos do 4º ano.

"Desde sua implementação, o programa disponibilizou cerca de 150 atividades semanais com foco para Língua Portuguesa e Matemática. Tenho que agradecer às pedagogas Tatiane Cordeiro, Carla Simone Faria e a professora de Matemática, Norma Tanus. Não posso deixar de parabenizar a dedicação dos professores de referência, que atuam junto aos 4º e 5º anos", observa Balade. A próxima formação para os professores dos 4º e 5º anos vai acontecer no período de 9 a 13 de setembro, no auditório da Cidade Universitária.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é a principal avaliação do sistema educacional brasileiro, realizado pelo Ministério da Educação, abrange estudantes das redes públicas e privadas do país, das áreas rural e urbana, matriculados nos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e também no 3º ano do Ensino Médio.