Educação registra mais de 100 mil visualizações das atividades online

19/06/2020 09:22:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Print screen

O blog conta com conteúdos específicos das disciplinas, simulados, atividades lúdicas, vídeos e exercícios

Com uma média de 100 mil visualizações por semana, o blog www.educacaonaopara.com segue mobilizando alunos, familiares e profissionais da rede municipal, superando as expectativas da comunidade escolar. Além das ações da campanha "Educação não para e não deixa ninguém parado", equipes da Secretaria de Educação estão traçando diretrizes intersetoriais de atendimento para o retorno às aulas com focos na prevenção e cuidados com a saúde e higiene, aproximação-comunicação com a família, permanência do aluno na escola e suporte emocional. Já algumas escolas municipais estão adotando entrega de livros didáticos, além de apostilas para os alunos que são identificados sem acesso à internet.

O blog conta com conteúdos específicos das disciplinas, simulados, atividades lúdicas, vídeos e exercícios, incluindo até as formas de cuidado contra o coronavírus e orientações para gestores e educadores. Independente da escola, as atividades online têm caráter complementar e são direcionadas a todos que estão matriculados na rede municipal.

Outra estratégia é a disponibilização de atividades e informes nas próprias redes sociais das escolas municipais, como grupos de WhatsApp, Facebook e Instagram, além do Google Classroom, sistema de gerenciamento de conteúdo destinado às escolas. O recurso do Google Apps está sendo adotado por algumas unidades municipais, principalmente as que atendem o segundo segmento do Ensino Fundamental.

Atividades interativas

A Secretaria de Educação orienta que diante das atividades não presenciais para alunos da Educação Infantil, a dica é que o responsável encontre sugestões que visam interações e brincadeiras para toda família em casa. Para o Ensino Fundamental, a recomendação é que os exercícios sejam feitas no caderno, pois no retorno às aulas, o material deverá ser apresentado e trabalhado em sala de aula.

Na plataforma virtual também são exibidos conteúdos para os alunos do Correção de Fluxo Escolar e Educação de Jovens e Adultos (EJA), Centro Municipal de Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes) e Pré-Vestibular Social, além de orientações específicas para responsáveis dos alunos da Educação Inclusiva.