Elisa Lucinda é a atração especial do FlicMac nesta sexta

2019-10-24 16:11:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Compartilhe:  
Foto: Maurício Porão
Durante o Festival, atividades simultâneas acontecem em seis espaços

O que você espera de um evento literário encontra no II Festival de Literatura & Cultura de Macaé (FlicMac) que será encerrado, nesta sexta-feira (25), na Cidade Universitária,com entrada franca. A poetisa, jornalista, escritora e atriz Elisa Lucinda é a atração especial deste último dia do evento, que começou na quarta (23), com mais de 200 atividades e emoções, como a história de vida da escritora Sara Lopez, que se apresentou nesta quinta (24). Ela levou para o FlicMac a filha de três anos, que tem uma síndrome genética rara, fonte de inspiração para o livro “Estelina – um Ponto de Luz entre o Céu e o Mar”, que escreveu durante os seis meses que passou com a filha internada em um hospital, história que contou para o público do Café Literário.

A programação desta quinta começou com apresentação do grupo “Violão Encantado”, projeto Música Encantada da Comunidade Phídias Távora, conhecida como Ficap, localizada à margem do Rio Acari, entre os bairros do Jardim América e Pavuna, no subúrbio do Rio de Janeiro. Eles misturam violão com violino e o show conta com apoio do Ministério da Cultura e TechnipFMC, empresa de petróleo e gás que incentiva a cultura.

Durante o Festival, atividades simultâneas acontecem em seis espaços: palco, espaço livre, flicmazinha, café literário, galpão literário e espaço de convivência com abordagens para o público de todas as idades sobre o tema central: “Mama África – a Literatura e a Arte como Forma de Vencer o Preconceito”.

Professora de História das redes pública municipal e privada de Macaé e integrante da Coordenação de Educação Inclusiva, da Secretaria Municipal de Educação, Sara deixou uma mensagem: “Estelina é um abraço em forma de poesia, uma homenagem carinhosa a todas as crianças com deficiência que iluminam com a sua existência nosso mundo tão carente de luz. Porque todas as crianças precisam ser abraçadas, acolhidas e encorajadas a descobrir sua maneira de brilhar. Todas precisam saber o quanto são importantes, o quanto são únicas e especiais”, observou a escritora.

Enquanto isto, no palco, crianças de escolas municipais infantis faziam as suas apresentações deixando para o público o resultado dos trabalhos de danças e músicas que realizam o ano inteiro nas escolas e outras se divertiam com os jogos educativos no espaço Flicmaczinha.

Último dia - Elisa Lucinda receberá os visitantes do FlicMac, nesta sexta, na tenda do Café Literário, às 15h, quando o público poderá conversar com ela e pegar autógrafos. A escritora destacará questões sobre a arte e a poesia no cotidiano e os seus últimos trabalhos como a coletânea de textos “Livros do Avesso, os pensamentos de Edite”. Ela é autora de livros como “A Menina Transparente”, “A Dona da Festa”, “A Fúria da Beleza”, “A Poesia do Encontro”, entre outros.

O festival é realizado pela Coordenação de Cultura da Superintendência de Educação Integrada e foi aberto pelo secretário municipal de Educação, Guto Garcia, e o modelo e ator Luciano Szafir. Reúne, além de escritores, músicos, contadores de história, palestrantes, dança, apresentação de Jongo, capoeira, exposição de projetos pedagógicos da rede pública municipal de ensino, lançamento de livros, bate-papo e autógrafos com autores. Há, ainda, exposição de fotografias e de desenhos e oficinas de turbantes. O I Festival foi realizado em novembro de 2017, na Praia de Imbetiba.

Livros - A tenda das livrarias é um espaço bastante procurado no festival com nomes como Nobel, FTD, Biblioteca do Legislativo Celina Mussi de Oliveira, do Centro Cultural da Câmara Municipal de Macaé, JW.Org., além das estantes de troca e doação de livros. “Bem interessante para difundir o gosto pela leitura. Gostei bastante deste espaço, principalmente, os livros e brinquedos educativos para crianças”, contou Ana Neri de Souza Lemos, 62 anos, avó de trigêmeas de 5 anos.

A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.


Busca

Acesso Rápido

Destaque