(En) Cantos de Hollanda chega ao palco com tempero especial

02/08/2019 12:29:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

Foto: Divulgação

Projeto é uma costura de cenas de Ópera do Malandro, Gota d’Água, Circo Místico e Calabar, de Chico Buarque de Hollanda

O espetáculo (En) Cantos de Hollanda será a grande atração de retomada das aulas da Escola Maria José Guedes (Emart). A exibição será no Teatro Municipal de Macaé na terça-feira (6), às 20h. A obra reúne uma equipe de 25 pessoas, entre atores, cantores, músicos e técnicos do corpo escolar. O projeto é uma costura de cenas de Ópera do Malandro, Gota d’Água, Circo Místico e Calabar, de Chico Buarque de Hollanda, numa roupagem descolada e irreverente que estreou em dezembro de 2018, numa versão intimista, e agora chegará ao palco com amplitude cênica e tempero especial.

A ideia do projeto era de ser um curso rápido, pensado e orientado pelo diretor musical do espetáculo, Jardel Maia, que também é professor de canto na Emart. “O desejo inicial era de um encontro simples com o grupo de alunos e outros professores, mas o processo foi rico e intenso, e a culminância se deu em: 'Chico Buarque com tempero macaense'”, brinca Jardel.

Para a diretora artística, Cláudia Byspo, o espetáculo é um cardápio que apresenta as delícias de um dos maiores ícones brasileiros com a chance de reunir vários artistas macaenses, provando que a transversalidade da arte só enriquece o cenário cultural da cidade. “É muita gente talentosa que precisa cada vez mais estar juntas. Como formadora dessas pessoas, a Emart representa um instrumento potente de construção e estudo”, diz.

A coordenadora de artes cênicas da Emart, Sheila Juvêncio, lembra de que tudo começou nos moldes de uma oficina interna. O objetivo era unir todas as vertentes de ensino da escola. “Deu tão certo o resultado que decidimos compor uma montagem completa, incluindo coreografias, iluminação e outros recursos cênicos, e ainda com a participação dos diretores no palco”, explicou Juvêncio, que também integra o elenco.

A plateia de (En) Cantos de Hollanda, ano passado, contou com a presença do secretário municipal de Cultura, Thales Coutinho. Ele ficou impressionado com o que viu. “Todos são muito criativos e talentosos, foi uma satisfação ter aplaudido uma surpreendente apresentação que, de forma merecida, está sendo levada ao palco como produção de excelente qualidade”, elogiou Thales.

O Teatro Municipal de Macaé fica localizado na Avenida Rui Barbosa, 780, Centro. A entrada é gratuita. A distribuição dos ingressos será na bilheteria no mesmo dia do espetáculo, a partir das 9h, até esgotar.

Ficha técnica

Texto e Músicas: Chico Buarque.

Direção Teatral, Coreografias, Figurinos e Concepção de luz: Cláudia Byspo.

Direção Musical: Jardel Maia.

Operadores de Luz: Mariana Adolfo e Júnior Moreno.

Elenco: Adriano Uzah, Carol Haber, Isabella Cantarino, Marciana, Flávio Xavier, Marcus Ferreira, Kikil Gomes, Josie Schuenck, Rodolfo Valentino , João Valentino, Jô Sousa, Samuel Schwartz, Lita Lopes, Sheila Juvêncio, José Domingos.

Produção: Emart.

Realização: Secretaria Municipal de Cultura.


Fotos Relacionadas