Encceja 2019: inscrições começam nesta segunda

16/05/2019 11:58:00 - Jornalista: Equipe Educação

Foto: Luís Gustavo Malheiros - Arquivo Secom

As provas deste ano serão aplicadas no dia 25 de agosto

Para quem deseja conquistar o certificado do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, e buscar mais oportunidades no mercado de trabalho atual, já pode conferir o cronograma de regras do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019. As inscrições, que são gratuitas, podem ser realizadas a partir da próxima segunda-feira (20) até o dia 31 de maio, pela internet, no sistema Encceja, por meio do endereço eletrônico enccejanacional.inep.gov.br/encceja.

As provas serão aplicadas em 25 de agosto, pela manhã e tarde, em 611 municípios do país. É necessário cumprir alguns requisitos para participar do exame, tais como: o aluno precisa ter 15 anos completos na data da realização da prova; já para quem busca a conclusão da certificação do Ensino Médio, a idade mínima é de 18 anos; e por último, o estudante precisa ter CPF válido em seu nome para realizar inscrição e prova.

As provas do Encceja são aplicadas anualmente em um único dia. São quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, além da redação que deve ser desenvolvida no gênero dissertativo-argumentativo com um tema pautado em relevância social, cultural ou política. Para conseguir o certificado, o candidato tem que alcançar uma pontuação mínima de 100 pontos em cada prova. Já a redação vai de 0 a 10 e para o candidato ser aprovado precisa atingir pelo menos cinco pontos.

Elas são estruturadas de acordo com áreas do conhecimento, estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's): Encceja Ensino Fundamental (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação, Matemática, Historia, Geografia e Ciências Naturais); Encceja Ensino Médio (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias).

O Encceja é uma prova do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e foi criado em 2002, com o objetivo de avaliar o conhecimento das pessoas que voltaram a estudar porque não conseguiram concluir o Ensino Fundamental ou Médio na idade adequada. Em 2009, o Inep designou a certificação do Ensino Médio para o Enem. Como o Enem se tornou uma porta de entrada para o Ensino Superior, o Ministério da Educação (MEC) decidiu rever sua decisão e passou a adotar o Encceja 2017 para a certificação do Ensino Médio.