Encontro discute a retomada de ações em Nova Esperança

25/01/2021 16:26:00 - Jornalista: Mônica Braga

Foto: Secretaria Adjunta de Habitação

Reunião apresentou demandas no bairro que possui ocupações em áreas impróprias

retomada dos trabalhos em Nova Esperança foi assunto do encontro, na última semana, entre os representantes da Procuradoria Geral de Macaé e da Secretaria Adjunta de Habitação. O bairro se encontra dentro do plano de ações habitacionais, tendo em vista a existência de ocupações em áreas impróprias.

Durante a reunião, foi repassado ao Procurador Geral, Fabiano Paschoal, a situação dominial (que consiste na investigação do domínio de um imóvel ou terreno, de acordo com a escritura, e mapas cartográficos), abrangendo também as situações de desapropriação e o processo de pagamento já documentados.

O Termo de Cooperação Técnica com o Governo do Estado também foi apresentado, por meio de uma proposta da Habitação e do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ). "Para que possamos atuar na área do Governo do Estado situada no bairro Nova Esperança, a fim de agilizar a ação", explicou o secretário adjunto de Habitação, Leandro Mussi.

A Secretaria Adjunta de Habitação, logo após do Plano Diretor, desenvolveu o Plano Local de Habitação de Interesse Social, onde abrangeu a identificação de assentamentos precários no bairro, necessitando ação do município. O procurador enfatizou a necessidade do atendimento humanizado. "Muito bem pontuadas as questões, acrescento a importância do acompanhamento dessas ações necessárias ao desenvolvimento das atividades", afirmou Fabiano Paschoal.

Leandro reforçou ainda ser primordial ao andamento do trabalho, a atuação em equipe da Habitação e Procuradoria. “Essa ação em Nova Esperança consiste tanto na regularização, como também na remoção de famílias por serem áreas impróprias. É de suma importância que possamos logo retomar essa atividade”, pontuou.

Também participou do encontro, a Arquiteta e Urbanista, da Habitação, Adriana Marcondes.