Enem: inscrições podem ser feitas até dia 17

10/05/2019 10:55:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Luís Gustavo Malheiros - Arquivo Secom

Cidade Universitária abriga cursos de graduação da FeMASS, UFF e UFRJ, cujos acessos são pelo Enem

As inscrições para o Enem 2019 estão abertas até o dia 17, e quem tem o sonho de cursar uma faculdade não pode perder o prazo. A Prefeitura de Macaé oferece a oportunidade a estudantes de entrarem no ensino superior, gratuitamente, usando as notas do Enem para tentar a vaga na Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), que funciona na Cidade Universitária, onde também estão as federais UFF e UFRJ, cujos acessos são pelo Enem. A faculdade municipal também realiza vestibular próprio uma vez por ano e as três oferecem, ainda, vagas com as modalidades de acesso via transferência externa e reingresso.

O pagamento da taxa de R$ 85,00 da inscrição no Enem pode ser feito até o dia 23 de maio e, em outubro, em data a ser confirmada, os candidatos inscritos poderão retirar o cartão de confirmação e saber os locais da prova. Todas as informações estão no site https://enem.inep.gov.br onde o candidato deve clicar na “Página do Participante” e seguir as orientações. Este ano tem a novidade de poder conversar com assistente virtual para facilitar o processo de cadastro por meio do chatbot.

O secretário de Educação, Guto Garcia, lembra que as provas serão, novamente, em dois domingos seguidos, em novembro, nos dias 3, de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias, e, no dia 10, aplicação das Provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias. O Enem é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

"Em Macaé o aluno é atendido na forma da Educação Integrada, do pré-escolar ao ensino superior. Quem chega ao Ensino Médio tem ainda a opção do Colégio de Aplicação (CAp), que atende do 1º ao 3º anos e é uma excelente base preparatória para o Enem. O município oferece também o Pré-Vestibular Social gratuito que todo ano abre seleção pública com cerca de 400 novas vagas distribuídas nos três turnos: manhã, tarde e noite", destaca Guto Garcia.

A FeMASS, o CAp e o Pré-Vestibular apresentam, anualmente, resultados positivos registrando recordes de inscritos e conceitos elevados nos ranking em suas áreas de atuação. A faculdade tem obtido notas altas na avaliação do Ministério de Educação e Cultura (MEC); o CAp e o Pré-Vest conseguem, no Enem, média de 65% dos alunos passando para universidades públicas e privadas em todo o país.

FeMASS, UFF e UFRJ oferecem, juntas, 18 cursos de graduação e mais sete de pós-graduação. A FeMASS tem os seguintes cursos: Administração, Sistemas de Informação e Engenharia de Produção; a UFF, Direito, Ciências Contábeis e Administração; e a UFRJ, Medicina; Enfermagem e Obstetrícia; Química (bacharelado e licenciatura); Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura); Engenharias Mecânica, de Produção e Civil; Nutrição; e Farmácia.

A Cidade Universitária é mantida pela prefeitura, por meio de convênio com a UFF e a UFRJ, e está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.


Fotos Relacionadas