Ensino Fundamental terá novidades nos livros didáticos

21/01/2019 11:42:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto / Arquivo Secom

Publicações começaram a ser distribuídas nesta segunda-feira (21) pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Pela primeira vez a educação de Macaé irá receber livros que não precisarão ser devolvidos ao final do ano letivo. Os títulos são para as turmas de primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental. As publicações começaram a ser distribuídas nesta segunda-feira (21) pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio dos Correios. Já a entrega para os estudantes será conforme cronograma de cada unidade escolar.

Além de livros didáticos de disciplinas como Língua Portuguesa e Matemática, os estudantes vão receber títulos de Artes e Projetos Integradores, que têm como objetivo tornar a aprendizagem mais concreta. "A rede municipal continuará investindo em campanhas voltadas para o livro didático. As ações destinam-se aos alunos e professores das escolas de educação básica pública, incluindo estudantes de educação de jovens e adultos. Continuaremos com estratégias voltadas para o uso do livro didático", explica o secretário de Educação, Guto Garcia.

De acordo com a Superintendência de Ensino Fundamental, a oportunidade servirá para destacar assuntos relevantes com foco para temas coletivos que trabalham a cidadania. Dentro da temática "Projetos Integradores" será apresentado para a turma do primeiro ano de escolaridade o tema "Brincadeiras e partilha".

Junto ao segundo ano será esmiuçado "Alimentos saudáveis e cuidados", o terceiro ano contará com "Estudo dos Indígenas", o quarto ano vai detalhar "África: tecendo novos olhares" e o quinto ano, "Meio Ambiente: estudo sobre resíduos, lixo e consumo consciente".

Para este ano letivo, alunos dos segmentos da Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Médio terão a oportunidade de estudar obras literárias escolhidas em 2018 pelos professores e equipes gestoras das escolas, por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).

Para a educação infantil e turmas do primeiro ao terceiro ano do Ensino Fundamental, a escolha foi de acervos para sala de aula. Já para o quarto e quinto ano do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, a seleção foi para utilização em biblioteca e de dois livros para cada aluno.