Ensino municipal aplica Provinha Brasil a partir de terça-feira

28/11/2014 18:28:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Moisés Bruno

Um total de 3.170 alunos de 139 turmas do segundo ano de escolaridade farão a prova

Quarenta e seis escolas da rede municipal de ensino participam a partir da próxima terça-feira (2 de dezembro) da segunda etapa da Provinha Brasil. A avaliação segue até o dia 9 de dezembro e tem a finalidade de verificar a aprendizagem de leitura, escrita e conhecimentos matemáticos de 3.170 alunos de 139 turmas do segundo ano de escolaridade. A aplicação da prova segue a determinação do Ministério da Educação (MEC).

As provas, serão aplicadas pelos próprios professores das turmas, que também serão responsáveis pela correção da avaliação. De acordo com a subsecretária de Ensino Fundamental, Luciane Carneiro, a Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização dos alunos matriculados na fase inicial dos estudos.

Com 20 questões de múltipla escolha, a avaliação que será aplicada em duas etapas . No primeiro dia, a avaliação vai abranger textos e questões com interpretação e divisão silábica. Na outra fase, a prova terá questões voltadas para habilidades e competências de Matemática, que devem ser adquiridas na alfabetização.

Após a correção, o resultado das avaliações será encaminhado para a Coordenação do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da secretaria de Educação, que enviará os dados para o Ministério da Educação (Mec).

De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, a expectativa da Prefeitura de Macaé é obter bons resultados. “Após as etapas da Provinha Brasil, a previsão é que sejam adotadas estratégias pedagógicas, que visam contribuir na gestão do ensino. Com isso, os professores e gestores terão acesso a informações, que vão auxiliar no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem”, finalizou.