Escola de Artes terá I Encontro Interno de Cenas Curtas

31/05/2019 11:59:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

Foto: Divulgação

Inscrições serão de 4 a 14 de junho, na secretaria da Emart

Fortalecer a integração entre alunos e professores, através de incentivos técnicos relativos à atividade teatral, é a principal motivação que impulsionou a Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) a realizar o I Encontro Interno de Cenas Curtas, no Teatro Municipal de Macaé, dias 9 e 10 e julho, das 18h às 21h30. O evento irá reunir todas as turmas dos cursos de teatro (técnico, básico e livre), estimando um total de 260 alunos, aproximadamente. As inscrições serão de 4 a 14 de junho - ou até ser atingido o número de 24 inscrições válidas -, devendo ser efetuada na secretaria da escola.

Paralelamente ao objetivo de promover dois dias de integração às turmas de teatro, o I Encontro Interno de Cenas Curtas amplia a oportunidade de serem aplicadas as técnicas de linguagem e estética teatrais aprendidas ao longo das aulas, de modo a estimular a criação de montagens, divulgar novos nomes e talentos, além de servir de incentivo a uma série de potencialidades da cadeia produtiva do teatro como: direção, dramaturgia, cenário, figurino, maquiagem, produção, iluminação, entre outros.

Responsável pela gestão da escola, a Secretaria Municipal de Cultura disponibilizará a estrutura técnica de base (iluminação e sonorização) do Teatro Municipal de Macaé para dar suporte ao evento. A cada ator ou grupo caberá estar de posse do material cênico necessário a sua apresentação. A escolha de data e horário das apresentações está a critério da organização do evento. A escala será informada até o dia 20 de junho. Por se tratar de um encontro interno dos cursos de teatro, o acesso à plateia será restrito a convidados, podendo ser aberto ao público caso haja disponibilidade de ingresso.

A coordenadora de Artes Cênicas da Emart, Sheila Juvêncio, considera o encontro interno muito importante para o estreitamento da relação aluno/escola.

“Por não ter a característica de competição, a ação gera um comprometimento saudável e agregador, capaz de proporcionar a sensação de pertencimento a um grupo grande de pessoas com propósitos semelhantes. É uma oportunidade de exercitar o compromisso e a parceria, permitindo enxergar destaques além do palco”, explicou Juvêncio, certa de que o encontro mostrará um belo resultado.

De acordo com o regulamento, cada ator ou grupo de atores terá de seis a 15 minutos para se apresentar, incluindo o tempo de montagem e desmontagem dos elementos cênicos. O tema é livre e sem restrição quanto à linguagem empregada. Serão aceitos textos e performances, inéditos ou não, fazendo-se necessária a indicação da classificação etária da cena no momento da inscrição. Outras providências estão detalhadas no regulamento distribuído aos alunos.