Escolas municipais devolvem livros para reutilização

19/12/2017 14:48:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

Prazo termina nesta quinta-feira, mesma data de término do ano letivo

Seguindo a determinação do Ministério da Educação, a rede municipal prossegue até quinta-feira (21), data de término do ano letivo, com campanhas educativas voltadas para o livro didático. Uma delas é a "Devolver é legal", que tem como objetivo incentivar o recolhimento dos livros reutilizáveis, dos anos iniciais do Ensino Fundamental (quarto ao quinto ano) e do sexto ao nono ano, que foram usados pelos alunos neste ano.

A meta proposta pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) às redes de ensino é que a devolução seja igual ou superior a 90%. A educação de Macaé atua em prol de ações voltadas para entrega, conservação e devolução do livro didático.

Macaé segue a orientação do FNDE, que sugere a anotação das quantidades de livros didáticos devolvidos, por ano e por matéria. Outra indicação é que o controle de devolução deve ser realizado, à medida que os alunos entregam os livros à escola para reutilização no ano seguinte (2018). De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, controlar este índice é muito importante, pois permite que a secretaria avalie quais medidas serão necessárias para aproximar a realidade de suas escolas à devolução.

Para mobilização das escolas municipais, cuidadores e responsáveis pelos livros didáticos se reuniram na sexta-feira (15), no último encontro deste ano. Na oportunidade, eles compartilharam experiências e ações práticas desenvolvidas no ano letivo de 2017. Elizete Santos foi uma delas. A cuidadora do Colégio Municipal Engenho da Praia se entusiasma ao lembrar da parceria com a equipe gestora e alunos. "Tive muita ajuda e contribuição dos alunos, que se empenharam na devolução e cuidado com os livros. Todos aqueles que me ajudaram ganharam um selo com o carimbo 'Operação Livro Didático'", destaca.

Livros didáticos são organizados e separados para facilitar acesso

A rede municipal já começou a receber livros didáticos para uso em 2018. A entrega, realizada pelos Correios, segue até o mês de fevereiro. De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, as unidades municipais recebem livros didáticos, por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), e também devem atender compromissos legais referentes à entrega, conservação e devolução.

Já a coordenadora do Livro Didático, Rose Thomaz, explica que a unidade escolar deverá seguir etapas de operacionalização, como guardar os títulos em um espaço apropriado. Após o recebimento, os títulos deverão ser organizados e separados por volumes, componentes curriculares e ano de escolaridade.

O responsável pelo recebimento da escola deverá avaliar se é possível recuperar alguns livros ou, em caso negativo, registrar a devolução na folha de recibo dos Correios. Os responsáveis pelos recebimento dos livros também deverão executar o monitoramento dos títulos. A intenção, segundo Rose, é destacar a quantidade real de livros didáticos existentes em cada escola ao final de cada ano letivo, principalmente no momento da devolução.

Para o próximo ano letivo, a rede municipal vai continuar promovendo cursos como de Apoio à Gestão do Livro Didático, que valida Macaé como um dos únicos que investe na formação continuada. "Agradecemos o compromisso das escolas, cuidadores e gestores. O trabalho da equipe pedagógica e dos professores que cuidam dos livros didáticos não é fácil. Todos eles atuam com o objetivo de receber os livros didáticos de maneira adequada para que outros estudantes possam utilizá-los no próximo ano", citou a coordenadora do Livro Didático, Rose Thomaz.