Escolas retratam 207 anos Macaé em atividades pedagógicas

13/07/2020 09:03:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Município comemora aniversário no dia 29 de julho

Escolas municipais estão incluindo o tema do aniversário de 207 anos de fundação da vila de Macaé nas sugestões de atividades pedagógicas não presenciais. Entre as abordagens está a apresentação do vídeo do projeto “Navegando na Poesia”, que apresenta na série “Cidades”, uma homenagem à Macaé, além da poesia “Piratear Macaé“ da coordenadora pedagógica do Colégio Municipal Aroeira, Maria Amélia Neves Gonçalves. A rede municipal disponibiliza conteúdos no blog www.educacaonaopara.com, redes sociais e outras ferramentas online. A orientação é que a temática a respeito de Macaé também seja tratada após o recesso escolar.


Vale lembrar, que o “Navegando a Poesia” é desenvolvido no Colégio Municipal Renato Martins (Ajuda); Escola Estadual Municipalizada Nosso Senhor dos Passos (Botafogo), Colégio Municipal José Calil Filho (Barreto); Escola Municipal Maria Cristina Castelo Branco da Cruz (Cabiúnas); Colégio Municipal Aroeira (Aroeira) e a Escola Estadual Municipalizada Leonel de Moura Brizola (Barra). O objetivo é promover o acesso à leitura e à escrita, levando em consideração a cultura local e regional. A ação é uma realização da Associação Raízes, em parceria Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Participante do projeto, o Ciep Leonel de Moura Brizola está envolvendo os 1.200 alunos da Educação Infantil e 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental em atividades com foco para Macaé e seu aniversário. Professores da escola e integradores estão destacando a importância administrativa, econômica e histórica do município. Segundo a diretora Eliane Araújo, o vídeo do projeto “Navegando Poesia” também está sendo repassado no Facebook da escola.

Além do blog educacaonaopara, o “Leonel de Moura Brizola” também está investindo em outras ações pedagógicas com atividades no Google Classroom, ferramenta para orientar os alunos através de vídeos explicativos e pontuar correção de exercícios. Uma sala de recursos pelo “Classroom”, com professor especializado, também atendendo os alunos com necessidades especiais com atividades adaptadas. A escola também realizou entrega de livros didáticos e utiliza as ferramentas de Facebook e Instagram. Também foi elaborado um cronograma de entregas de apostilas, seguindo as regras de distanciamento social, para os alunos que não dispõem de internet, além de materiais adaptados para os alunos da Educação Especial. Já o contato entre as diretoras Eliane de Araújo, Valéria Machado e Rafaela Rangel com a equipe técnica ocorre diariamente/semanalmente de acordo com a necessidade por meio de reuniões, e grupo de WhatsApp específico da escola.

A adesão ao blog foi reforçada com a campanha "Educação não para e não deixa ninguém parado", que está mobilizando estudantes e familiares da Educação Infantil. Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Inclusiva, Correção de Fluxo Escolar, Ensino Médio e Pré-Vestibular Social a reorganizar a rotina de estudos. Muitos estão até registrando as atividades feitas em casa nas redes sociais.


Fotos Relacionadas