logo

Escritoras macaenses lançam obras na Bienal do Livro 2025

16/06/2025 09:12:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Divulgação

As escritoras Gabriela Oliveira e Raíla Maciel lançaram seus livros “A força dos sonhos” e “Eu nunca falei sobre isso”, respectivamente.

As escritoras Gabriela Oliveira e Raíla Maciel, associadas à Academia Macaense de Letras, lançaram seus livros “A força dos sonhos” e “Eu nunca falei sobre isso”, respectivamente, na Bienal do Livro, no Rio de Janeiro. Nesta edição de 2025, no ano em que a cidade do Rio de Janeiro é consagrada como "Capital Mundial do Livro" pela Unesco, o maior festival de literatura, cultura e entretenimento do país marca o diálogo entre as diferentes narrativas.

Raíla Maciel conta que é uma mulher preta, jornalista e escritora, apaixonada pelas palavras desde a infância. Publicou seu primeiro livro, Eu Nunca Falei Sobre Isso, com recursos do edital Paulo Gustavo, aprovado pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio do projeto Escrevivente: a escrita criativa da mulher negra. Além disso, é a escritora mais jovem a se tornar associada da Academia Macaense de Letras.

Eu Nunca Falei Sobre Isso é uma autobiografia poética que narra o processo de autodescoberta de Raíla enquanto mulher negra, aos 30 anos de idade. Por meio de uma linguagem destacada por poesias e narrativas subjetivas, a autora revisita o passado com sensibilidade, expondo as marcas deixadas por experiências de racismo dentro da própria família, vulnerabilidade social e outras formas de violência.

Inspirada pelos principais nomes da literatura decolonial que marcaram sua trajetória, como Conceição Evaristo, Audre Lorde, bell hooks, Carolina Maria de Jesus, Neusa Santos Souza, entre outras e amparada em uma diversidade admirável de ferramentas de sobrevivência, Raíla Maciel constrói sua escrita de forma a transformar o silêncio dos medos e dos tabus em palavras e em arte: a arte de ocupar espaços e de ressignificar os vazios; a arte de sonhar e de alimentar a esperança, recusando-se a apenas sobreviver.

Gabriela Oliveira é professora há mais de 18 anos, escritora, palestrante e servidora da rede estadual (SEEDUC-RJ) e da Prefeitura de Macaé. Ela é doutora em Linguística pela UFF e tem a educação transformadora como missão de vida. A escritora já representou o Estado do Rio como delegada na CONAE e foi vencedora do prêmio nacional CONEDU na Escola, com um projeto desenvolvido na Escola Municipal Paulo Freire, no bairro Lagomar, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).


“Esse projeto inspirou o capítulo que escrevi para a coletânea e que agora ganha novas páginas no livro. ‘A força dos sonhos’ mostra que a EJA é feita de sonhos — e eu também. Participo da coletânea Histórias Transformadoras, organizada pela professora e escritora Alexandra Pereira. Meu capítulo traz um relato da minha trajetória pessoal e profissional, destacando como a educação pública transformou a minha vida e tem impactado profundamente a vida dos meus alunos da EJA, por meio de projetos que incentivam o protagonismo e a permanência escolar. Meu objetivo é valorizar a educação pública, inspirar novos leitores e mostrar que histórias reais também transformam o mundo”, ressaltou Gabriela.


Fotos Relacionadas