Estado e município ampliam sistema de abastecimento de água de Macaé

23/07/2014 16:53:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Guga Malheiros

O trabalho é uma parceria da prefeitura com o governo do Estado

Continuam as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água de Macaé, resultado da parceria entre o governo do estado, através da Companhia Estadual de Água e Esgoto- Cedae/RJ, e a prefeitura, que cede o maquinário, parte da mão de obra e a logística para o assentamento dos tubos de condução da água. A Cedae entra com os tubos de ferro fundido, parte de mão de obra, maquinário e acompanhamento técnico. Entre as localidades beneficiadas estão Lagomar, Cabiúnas, Complexo da Ajuda e adjacências que terão 100% das áreas atendidas pela implantação da linha fina da rede de distribuição, com tubos de diâmetros entre 200 milímetros a 50 milímetros.

Na área rural, os trabalhos estão em ritmo mais lento por causa de chuvas e acontecem na Virgem Santa, com travessia sobre o Canal do Teimoso, com instalação de 1.800 metros de tubo de ferro fundido de 600 milímetros para a adução da água bruta, que vai para a Estação de Tratamento, no Morro de Santana, para ser tratada e distribuída à população. A fase urbana está adiantada, com instalação de tubos de ferro fundido também de 600 milímetros, na Linha Azul, ao lado direito em direção à Via Industrial. Nessa fase, são instalados 9.600 metros de tubos para adução de água tratada. A instalação é feita em duas direções, uma segue a Linha Azul, entra no Botafogo, na Rua Vereador Djalma Sales Pessanha, ao lado do Canal da Virgem Santa, em direção ao Morro de Santana. Do outro lado, vai da Linha Azul em direção ao Trevo da Ajuda.

Segundo a Cedae, a obra segue normal, com graus de dificuldades tanto na área rural quanto na urbana. Na rural, são os alagamentos quando chove e, na urbana, os problemas são por causa do desvio do trânsito e as interferências encontradas ao longo da instalação dos tubos, como linhas de esgoto. Após a instalação dos tubos, a água tratada virá do reservatório de Santa Mônica, com capacidade de 5 mil metros cúbicos, até o Trevo da Ajuda, levando água tratada ao Complexo da Ajuda (Ajuda de Baixo, de Cima, Planalto da Ajuda) e localidades próximas, como Jardim Franco e Brisa do Vale, interligada às redes existentes, garantindo o abastecimento. Depois dessa fase, continuam a instalação de tubos até o Lagomar.

As obras vão beneficiar 290.860 habitantes e, já prevendo o crescimento de Macaé, não serão apenas neste lado da cidade. Os trabalhos têm prazo de conclusão de 720 dias. Elas compreendem a ampliação das elevatórias de água bruta de baixo e alto recalque, ampliação da Estação de Tratamento de Água de 600 l/s para 800 l/s, construção de novo reservatório com capacidade para 5.000 m3, 12 mil novas ligações prediais, construção de 34.496m de tubos finos com diâmetros entre 200 mm a 50 mm, entre outras ações. A ampliação do abastecimento de água é aguardada, há anos, e atende o crescimento do município que sofre com carência de água, principalmente na periferia.

Atualmente, são tratados 700 litros de água por segundo e a expectativa é que, com a parceria o serviço melhore em todo o município. A região norte da cidade será beneficiada com uma adutora que sai do reservatório no Morro de Santa Mônica, passando pelo Trevo da Bandeira. Na última etapa, será complementada a rede distribuidora do Lagomar com colocação de hidrômetros.


Fotos Relacionadas