Estadual de Canoa Havaiana reúne 200 competidores em Macaé

28/07/2014 08:41:00 - Jornalista: Thales Coutinho

Foto: Guga Malheiros

A competição aconteceu na Lagoa de Imboassica

 Evento esportivo em comemoração ao aniversário de 201 de Macaé, a 1ª Etapa do Campeonato Estadual de Canoa Havaiana agitou a Lagoa de Imboassica neste fim de semana. Ao todo, cerca de 200 competidores entraram na água na modalidade que vem crescendo e ganhando adeptos no Brasil. A competição foi realizada pela Prefeitura de Macaé, através da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur), e contou com organização da Federação Estadual de Canoa Havaiana e do clube Macaloha Va’a.

 A etapa teve início no sábado (26), e na categoria Open Feminino ficaram classificadas Hui Va’a, Cabo Frio Outrriger e Clube Náutico de CF, em primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente. Na Sênior Feminino, o clube da casa, Macaloha Va’a, garantiu a primeira colocação. Já na Master Masculino, Cabo Frio Outrriger conseguiu o melhor tempo, seguido por Niterói How e Hui Va’a. Finalizando o primeiro dia, na Estreante Masculino, Clube Praia Vermelha (RJ) assegurou o primeiro posto, deixando Mauna Loa em segundo; e Hui Va’a, em terceiro.

Já no domingo (27), na Open Masculino o pódio ficou formado com Cabo Frio Outrriger no lugar mais alto, com Mauna Loa em segundo e Praia Vermelha (RJ) em terceiro. Na categoria Estreante Feminino, Hui Va’a levou a melhor, com Praia Vermelha (RJ) e Niterói Hoe. Pela Sênior Masculino, Mauna Loa, Hui Va’a e Macaloha garantiram as três primeiras colocações, respectivamente.

Em seguida, foi a vez da categoria Master Feminino, com Praia Vermelha (RJ) com o ouro, Niterói Hoe com a prata e Macaloha Va’a com o bronze. Na categoria Mista Open, os vencedores foram Praia Vermelha A (RJ), Praia Vermelha B (RJ) e Niterói Hoe. Já na Estreante Mista, Praia Vermelha (RJ) também ficou com o primeiro lugar da competição, deixando Mauna Loa e Niterói Hoe em segundo e terceiro, respectivamente. Finalizando a competição, na Júnior, Mauna Loa, Macaloha Va’a 1 e Macaloha Va’a 2 formaram o pódio final.

Competidor e presidente do Clube Hui Va’a, de Cabo Frio, Alexandre Batista, já participou de inúmeras competições e elogiou a estrutura montada para o evento. “Esta Lagoa é o cenário perfeito para a prática do esporte. Além da beleza natural, é extremamente segura e possui ótima infraestrutura. Foi um evento maravilhoso e todos estão de parabéns”, disse.

De acordo com o presidente da Fesportur, Ricardo Salgado, esta iniciativa de valorização dos esportes náuticos é uma medida que vem ao encontro da vocação de Macaé. “Nosso município é muito rico contendo rios, lagoas e praias. Nesse intuito, promovemos em comemoração aos 201 de Macaé, este evento que reuniu as competições de stand up paddle e o estadual de canoa havaiana em um dos pontos turísticos da cidade, que é a Lagoa de Imboassica. Ficamos felizes pelo resultado e pelos comentários positivos de membros de federações, atletas e público em geral”, destacou.


Fotos Relacionadas