Estudantes do curso de contação de histórias se preparam para formatura

30/10/2014 17:48:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Guga Malheiros

Os alunos se apresentam em unidades da rede municipal de ensino

Cerca de 60 jovens alunos, do 6º ao 9º ano da rede de ensino, em fase final do curso “A arte de contar histórias”, estão se apresentando para estudantes de unidades municipais, em uma programação específica na sede da Rinha das Artes. O objetivo do módulo, promovido pela Secretaria de Educação, é aguçar a imaginação e interesse dos alunos pela leitura.

Nesta quinta-feira (30), cerca de dez alunos participantes do curso contaram histórias para estudantes de unidades como Eraldo Mussi, Carmem de Jesus França e Marly Vasconcelos Lemos. Na oportunidade, destacaram as diferentes formas de contação de histórias como utilização de música e sons nas narrativas, exercícios, flexibilidade, jogos e técnicas, ritmos e sons.

A preparação dos alunos, que fazem parte do módulo no horário divergente ao das aulas, é uma prévia para a formatura prevista para o dia 12 de novembro, às 18h, na sede da Rinha das Artes. O local, situado na rua Júlio Olivier, 633, Centro, é reconhecido por ser um espaço alternativo direcionado às artes e ao fomento da cultura do município.

A formatura oficial contará com as presenças de professores, representantes da Secretaria de Educação, pais e responsáveis. A ocasião será marcada por entrega de certificados. O módulo é ministrado pelos integrantes do Grupo de Referência de Leitura e Formação de Leitores, e também há estudantes convidados do curso de Formação de Professores do Colégio Estadual Luiz Reid.

De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o curso trabalha em prol do mundo lúdico e provoca a reflexão, imaginação e integração dos alunos. A subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Mônica Couto, destacou que o valor do módulo não é apenas pedagógico. “Este é um trabalho valioso, pois neste período, em que alunos do 6º ao 9º estão cada vez mais envolvidos com a tecnologia e outros recursos, se interessam em contação de histórias que hoje fazem parte do mercado voltado para economia criativa”, finalizou.


Fotos Relacionadas