ETE Mutum funciona com eficiência superior a 90% no início da operação

27/03/2013 15:42:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Maurício Porão

ETE atenderá também parte do São Marcos, Jardim Guanabara e Granja dos Cavaleiros

Está em operação a ETE Mutum, que tem sistema de tratamento terciário, vencedor do quarto prêmio FINEP de inovação tecnológica. Essa ETE passou por um período de teste, encontra-se em operação sob a licença número 392/2013 e apresenta, em início de operação, eficiência superior a 90%, atendendo inicialmente à bacia do Mirante da Lagoa. A ETE atenderá também parte do São Marcos, Jardim Guanabara e Granja dos Cavaleiros.

Antes do início de operação da ETE do Mutum, foi realizado um cadastramento de todas as residências do Mirante da Lagoa. Foi verificada a situação da rede de esgoto e efetuada a ligação dessa rede à ETE, que está operando em sistema de 24 horas, com capacidade de captação de 20 litros por segundo, com sistema de tratamento terciário, sistema UV (ultravioleta).

Segundo informações da Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane), para verificar a eficiência do tratamento da ETE, que tem custo operacional baixo, com economia de energia, são realizadas amostragens de medição diárias, que apontam a saída final do esgoto tratado, o que beneficia a Lagoa de Imboassica, que recebe esse efluente. A Esane informou ainda que a ETE do Mutum funciona diariamente com dois operadores em dois turnos e será duplicada, em terreno situado ao lado da estação. Essa duplicação deverá ser iniciada no prazo de um ano e vai acompanhar o crescimento das localidades situadas no entorno da ETE.

Outra ETE, a do Lagomar, situada em área do Engenho da Praia, já está licenciada para operar, através do número 390/2013 e deverá entrar logo em operação. Para o pleno funcionamento dessa nova ETE, que vai beneficiar mais de 30 mil moradores do bairro Lagomar, a prefeitura completou o levantamento sobre as condições do sistema de tratamento de esgoto do Lagomar, sendo constatada a existência de onze elevatórias, das quais seis estão funcionando e cinco entrarão em processo de energização para funcionar.

Além do funcionamento das ETES do Mutum e do Lagomar, a Esane intensifica as ações de saneamento. Na segunda-feira (25), a Esane realizou várias atividades. Na parte da manhã, visita técnica ao Centro de Convenções para levantamento do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Outras ações desse dia: em Glicério, na serra macaense, foi efetuada a limpeza de capacitações; controle de reposição de hipoclorito; desentupimento na rede de água em três residências na Rua Lauro Gonçalves Pacheco e na Escola Municipal Raul Veiga. Também foi realizada a limpeza da capacitação de Trapiche.

A ETE do Mutum

Com o funcionamento da ETE do Mutum, menos esgoto in natura vai deixar de ser lançado na Lagoa de Imboassica, avançando no processo de sua recuperação. Essa ETE vai captar e tratar o esgoto do Mirante da Lagoa, condomínios e residências do São Marcos, Imboassica, Morada das Garças, entre outras localidades da região, beneficiando mais de 15 mil moradores.

Construída em módulos independentes, de chapas de aço, com pintura anticorrosiva, a estação do Mutum vai ser ampliada no futuro, para acompanhar o crescimento de Macaé. A vida útil da estação é de mais de 30 anos. A unidade faz tratamento terciário do esgoto para que o efluente saia com quase 100% de pureza em direção à Lagoa de Imboassica.

O tratamento da ETE Mutum é tanto aeróbico quanto anaeróbico. No tratamento terciário acontece a remoção do nitrogênio e do fósforo. O esgoto entra na Estação de Tratamento por meio da rede, é recalcado para a estação, passa por um processo de gradeamento (retirada de todos os sólidos do esgoto). Em seguida, passa por uma caixa de areia, onde acontece a sedimentação. O próximo passo é passar por uma caixa de gordura, na qual é retirada toda a gordura do esgoto. Depois, o esgoto passa por uma elevatória, onde é recalcado para a estação.

Na estação, o esgoto é tratado, sofre processo primário, secundário e terciário. No processo terciário, o esgoto recebe raios ultravioletas, eliminando todos os patogênicos. Em seguida o líquido vai limpo para a Lagoa de Imboassica, importante corpo hídrico de 3,5 quilômetros quadrados de lâmina d’água localizado a onze quilômetros do Centro de Macaé.


Fotos Relacionadas