Famílias da Ladeira de Santana serão transferidas para Bosque Azul

24/11/2015 22:06:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: João Barreto

Para acertar os últimos detalhes de transferência das famílias, o prefeito visitou o condomínio do Bosque Azul

Famílias, já cadastradas, que estão em área de encosta na Ladeira de Santana, em Macaé, irão receber suas moradias do Bosque Azul, dos Programas Minha Casa, Minha Vida/Habitar Legal, a partir desta quarta-feira (25). A medida de urgência, da gestão municipal, tem o objetivo de evitar riscos para esses moradores, em caso de deslizamentos, pois nos próximos meses, a atenção deve ser redobrada devido ao aumento das possibilidades de ocorrências de chuvas.

- É fundamental que essas famílias estejam em local seguro e, por isso, estamos antecipando a entrega dos imóveis. Vale alertar que todas essas moradias serão demolidas para que outras pessoas não se submetam a morar em locais de risco de morte - afirma o prefeito Dr. Aluízio.

Para acertar os últimos detalhes de transferência das famílias, Dr. Aluízio visitou na tarde desta terça-feira (24), o condomínio do Bosque Azul com representantes das secretarias de Habitação, Obras, Ordem Pública, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Serviços Públicos e Comunicação Social.

O prefeito se reuniu à noite com as famílias, para explicar a emergência da decisão e, na ocasião, foi realizado o sorteio para escolha dos blocos e apartamentos. A ocupação seguirá um cronograma de mudanças. "A orientação é que eles desocupem as casas o mais rápido. Estamos nos antecipando e oferecendo uma moradia com toda infraestrutura", frisou Dr. Aluízio.

A dona de casa, Carla Prado, 24 anos, disse que passou por mais um susto este fim de semana. "Moro na Ladeira desde que nasci, e agora não temos mais como esperar, pois o barranco nos fundos da minha casa cedeu e a coluna de concreto ficou pendurada. Eu e meu esposo não podemos colocar a vida da nossa filha de quatro anos em risco, nem do bebê que estou esperando", relatou.

Morador há 40 anos do local, Márcio Tomaz, a esposa Luciene e os três filhos do casal, serão os moradores do apartamento 204, do bloco1. "Tudo que aconteceu em 2013, foi muito triste. Não gostaria de sair do morro, mas tenho que pensar na minha família, pois outra tragédia pode acontecer a qualquer momento, não podemos prever. Iremos para um novo bairro, uma nova casa, mas os vizinhos serão os mesmos e isso nos deixa mais alegres", disse.

Os apartamentos do Bosque Azul, que contemplarão um total de 2.204 famílias, estão sendo construídos em blocos, com 16 apartamentos cada um deles. Os apartamentos têm 40 metros quadrados, dois quartos, sala, cozinha, banheiro e acessibilidade a portadores de deficiências físicas. As quadras têm infraestrutura de esgotamento sanitário e águas pluviais, além de asfaltamento; calçadas e iluminação pública.

Estado de Alerta

Desde sábado (21), agentes da Defesa Civil e outros órgãos da Prefeitura estão na Ladeira de Santana e Morro de São Jorge, devido ao estado de alerta. As ações foram intensificadas e os trabalhos envolvem anúncios em carros de som, distribuição de folhetos, monitoramento das condições meteorológicas e remoção de famílias.


Fotos Relacionadas