Febre amarela: Macaé aguarda envio de novas doses da vacina

23/01/2017 17:32:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arquivo Secom

Município não faz parte do mapa de risco da doença

A Prefeitura de Macaé informa que o agendamento para a vacina contra a febre amarela está, temporariamente, suspenso. O município iniciou, nesta segunda-feira (23), o agendamento da vacinação a fim de oferecer mais conforto, evitando longo tempo nas filas por quem procura pela imunização, destinada às pessoas que vão viajar para as áreas de risco. No entanto, apenas nas primeiras horas desta segunda-feira (23), todas as doses disponíveis em estoque foram reservadas com os agendamentos realizados até o dia 2 de fevereiro.

Por não fazer parte do mapa de risco da doença, Macaé não foi contemplada com doses extras da vacina. A Secretaria de Saúde informa ainda que não será realizado cadastro para vacinação e que o agendamento será retomado assim que o município receber as doses da cota mensal que são encaminhadas pela Secretaria de Estado de Saúde.

Locais de recomendação para a vacina - No Brasil, os locais de risco são as regiões de matas e rios das seguintes regiões: todos os Estados do Norte e Centro-Oeste, bem como parte da Região Nordeste (Estado do Maranhão, sudoeste do Piauí, oeste e extremo-sul da Bahia), Região Sudeste (Estado de Minas Gerais, oeste de São Paulo e norte do Espírito Santo) e Região Sul (oeste dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

No Estado do Rio de Janeiro, apenas os 14 municípios fluminenses que fazem divisa com Minas Gerais e Espírito Santo, tiveram o nível de vigilância a pacientes com sintomas característicos da febre amarela elevado pelo Governo do Estado. São eles: Santo Antônio de Pádua, Miracema, Laje do Muriaé, Itaperuna, Natividade, Porciúncula, Varre-Sai, Bom Jesus do Itabapoana, São Francisco de Itabapoana, Cantagalo, Carmo, Sapucaia, Comendador Levy Gasparian e área norte de Campos dos Goytacazes.