Febre amarela: vacinação exigirá comprovante de residência

22/03/2017 15:26:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rui Porto Filho

Estratégia de vacinação permanece em quatro pontos da cidade

Tendo em vista o número excessivo de procura pela vacina da febre amarela, a Prefeitura Municipal de Macaé comunica que, a partir de agora, somente serão vacinadas pessoas que apresentem comprovante de residência na cidade. Até o momento, cerca de 135 mil pessoas já foram imunizadas e a medida busca garantir que toda a população alvo, um universo de 200 mil pessoas, tenham acesso às doses.

Quatro pontos de vacinação seguem com a estratégia de imunização. Para esta quinta-feira (23), as doses serão disponibilizadas da seguinte forma: Pronto Socorro Municipal na Imbetiba, 2 mil doses; Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Lagomar, 1 mil doses; Pronto Socorro Aeroporto, 1 mil doses e Hospital da Serra, no Trapiche, 800 doses. Nesses locais, o atendimento começa a partir das 8h e segue até as 17h ou enquanto durarem os estoques diários de vacina.

Reações adversas - Com eficácia entre 95% a 99%, a vacina é bem tolerada e raramente associada com reações adversas graves. De acordo com estudos do Ministério da Saúde, de 2% a 5% das pessoas vacinadas apresentam, depois do 6º dia da aplicação da vacina, febre, dores no corpo (mialgia) e dor de cabeça (cefaleia), com duração de um a dois dias.

Para coordenadora de Vigilância em Saúde, Ana Paula Dal-cin é importante que as pessoas atendam as recomendações de contraindicação da vacina, pois podem ocorrer reações adversas mais graves como casos de erupção cutânea, urticária, e/ou asma, ocorrida em pessoas com história de alergia a proteína do ovo.