Feira Caipira completa um ano de fomento à agricultura familiar

12/06/2019 15:37:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Equipe Secom

Alimentos naturais, sem agrotóxicos, são comercializados na Praça Gê Sardemberg, de 7 às 17h30

A Feira Caipira da Serra, que funciona todas as sextas-feiras, de 7h às 17h30, na Praça Gê Sardemberg, antiga Câmara dos Vereadores de Macaé, completa um ano de atividades nesta sexta-feira (14). Na ocasião, haverá apresentação do músico Rubens Pereira com violão clássico e popular e de capoeira pelo Mestre José, além de muita alegria com a dupla de animadores culturais Elis e Jorge. Os horários previstos para essas ações de entretenimento são às 9h e às 15h.

No local ainda serão comercializados alimentos como verduras, legumes, frutas livres de agrotóxicos, mel, ovos, galinha caipira, queijos e pães salgados, doces, remédios naturais, plantas de jardim e horta, além de artesanatos. De acordo com o organizador da Feira Caipira da Serra, Paulo Moraes, o objetivo é oferecer alimentos que possam proporcionar saúde.

"Ao todo são 25 barraquinhas, com a atuação de 38 feirantes em sistema de rodízio. Os feirantes percebem que, a cada semana, o público está aumentando e essa satisfação lhes dá fôlego para acordar às 4h, para chegarem às 6h e alguns permanecerem no local até às 17h30", conta, acrescentando que a produção vem da região serrana e do Assentamento Celso Daniel.

Paulo comentou os malefícios causados por agrotóxicos usados em alimentos. "Além do mais, existem os hormônios, os corantes, acidulantes, fermentos químicos, conservantes e outros aditivos que são altamente prejudiciais à saúde. Na Feira Caipira da Serra, os alimentos são agroecológicos e, por isso, benéficos à saúde", atestou.

Nesse um ano de vida, a feirinha funcionou 52 vezes. Para a feirante Katia da Silva, de 43 anos, o espaço é muito importante para ela e sua família por ser fonte de sustento. "Nossos produtos hortifrutigranjeiros não têm agrotóxicos. Nossa sugestão é que a Feira Caipira da Serra também exerça suas atividades nas terças-feiras, além das sextas-feiras, pois há demanda para isso", disse.

Quem gere todos os trabalhos para beneficiar os macaenses são o Instituto Vida Sustentável, a Cooperativa Macaé de Alimentos Agroecológicos e Artesanato e as secretarias de Agroeconomia e Educação, além da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), que apoia o empreendimento nas áreas jurídicas, logística e contábil. Empresários, comércio local e profissionais liberais também contribuem para a Feira Caipira da Serra.

Antiguidades e plantas para jardim e horta, além de remédios naturais feitos por componentes naturais da flora brasileira também são encontrados lá. No Facebook a página Feira Caipira da Serra pode ser acessada pelos internautas. Já o serviço de Delivery da Feira Caipira da Serra é através do Celular/WhatsApp 98838-3131.


Fotos Relacionadas