Feira das Ciências de Macaé acontece nesta quarta

08/10/2018 16:48:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

Programação será na Cidade Universitária, das 8h às 13h

Acontece nesta quarta-feira (10), a V Feira das Ciências de Macaé ( Fecimac). A programação na Cidade Universitária, das 8h às 13h. A edição que faz parte do calendário da educação de Macaé contará com a apresentação de cerca de 70 projetos.

Os participantes terão a chance apresentar ideias, expor produções, e destacar pesquisas e projetos com base na metodologia científica. Todos os projetos serão avaliados por alunos que cursam cursos de graduação na Cidade Universitária, que vão julgar critérios como clareza na apresentação, planejamento e criatividade. Os três primeiros colocados de cada modalidade receberão troféus.

Durante a Fecimac haverá a visitação de uma comissão julgadora representante da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (Fecti), que vai escolher alguns trabalhos para expor na a maior feira de ciências do Estado do Rio de Janeiro. A programação será realizada nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, no CEFET/Campus Maracanã, no Rio de Janeiro. Além disso, os alunos autores dos trabalhos premiados, que estiverem cursando o ensino médio ou técnico até o final de 2019, irão concorrer a nove bolsas de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ( CNPq).

Outra oportunidade é que três projetos serão indicados para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) de 2019. Dois projetos serão indicados para participar da Ciência Jovem 2019, organizada pelo Espaço da Ciência de Olinda, em Pernambuco e três projetos receberão credenciamento para participar da Mostratec de 2019, em Novo Hamburgo, RS.

Antes de fazer parte da Fecimac os estudantes, com auxílio dos professores e equipes pedagógicas, se envolveram nas feiras de Ciências, nas dependências das unidades municipais. Entre as escolas confirmadas que participarão da Fecimac estão Oscar Cordeiro (Aeroporto), Fazenda Santa Maria (Horto), Ciep Maringá (Campo do Oeste), Colégio Aplicação (Novo Cavaleiros), Olga Benário Prestes (São José do Barreto), Maria Letícia Santos Carvalho (Novo Cavaleiros, Amil Tanos (Morro de Santana) e Carolina Curvello Benjamin (Trapiche).

Com o tema "Ciência para Redução das Desigualdades", a Fecimac é um dos eventos mais esperados da rede municipal. Os que serão apresentados são os ligados aos assuntos alimentação, gestão de resíduos, gestão da água, conhecimento e distribuição de sementes e mudas, saneamento básico, benefícios da coleta seletiva, reaproveitamento do óleo de cozinha, reaproveitamento alimentar, benefícios das hortas e estudo de obesidade e estética da beleza.

De acordo com a Superintendente de Educação Integrada, Janaína Pinheiro, a programação reforça a proposta de contribuir com a educação. "Conseguimos reforçar o interesse pela ciência e permitir que os estudantes vivenciem novas oportunidades fora da sala de aula", ressalta acompanhada pela coordenadora de Meio Ambiente, Rosemere Novaes.