FeMASS recebe novos alunos com aula inaugural

12/02/2019 10:32:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto

Duzentos novos alunos foram recebidos para este início de semestre letivo

A Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), da Prefeitura de Macaé recebeu, nesta segunda-feira (11), os 200 novos alunos deste semestre letivo, para os seus quatro cursos de graduação. A aula inaugural aconteceu no Auditório Claudio Ulpiano, na Cidade Universitária, onde funciona a faculdade municipal. Esses alunos foram classificados no vestibular próprio da FeMASS ou pelo critério Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

"Os coordenadores dos cursos fizeram apresentação falando sobre o ingresso na faculdade e os procedimentos acadêmicos. Também participaram representantes da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior do Diretório Acadêmico e da Atlética que apresentaram aos calouros as suas atividades", afirmou a diretora da FeMASS, Claudia Leite.

Esta primeira aula reuniu alunos dos cursos de Sistemas de Informação, Administração, Engenharia de Produção e Licenciatura em Matemática. Outros 200 classificados convocados iniciam em agosto o semestre letivo.

A UFF e a UFRJ, que funcionam na Cidade Universitária através de convênio com a prefeitura, retornarão às aulas no dia 11 e 18 de março, respectivamente, fazendo um total de aproximadamente 5 mil alunos no polo em 18 cursos gratuitos de graduação e sete de pós-graduação nos níveis de Mestrado e Doutorado.

Para o docentes

No último dia 7, foi realizado um momento com os professores, oferecido pela FeMASS, com palestra com a médica Maria Christina Rodrigues Menezes que abordou o tema “Felicidade Interna Bruta”. Foram feitas reflexões sobre o que deixa os docentes felizes, como se relacionam com os outros, como entendem as diferenças, lidam com as frustrações, cuidam de si e do outro, as doenças do trabalho, o que e como diagnosticá-las, entre outros assuntos.

Cidade Universitária - A Cidade Universitária é um modelo de educação superior na região, sendo o município de Macaé referência como “Cidade do Saber e do Conhecimento”, onde os alunos têm, gratuitamente, formação integrada desde a Educação Básica ao Ensino Superior completo.

No mesmo espaço funcionam as três Instituições de Ensino Superior: FeMASS, UFRJ e UFF. A FeMASS tem os cursos de Administração, Engenharia de Produção, Sistemas de Informação e Licenciatura em Matemática. A UFF, Direito, Ciências Contábeis e Administração; e a UFRJ oferece os seguintes cursos: Medicina; Enfermagem e Obstetrícia; Química (bacharelado e licenciatura); Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura); Farmácia; Nutrição; Engenharias Civil, Mecânica e de Produção.