Fevereiro tem Carnaval no Cinema, Capoeira e Baile de Máscaras no museu

2020-02-07 11:03:00 - Jornalista: Andréa Lisboa
Compartilhe:  
Foto: Andréa Lisboa
O museu se consolida como um centro de integração para pessoas das diversas faixas etárias e formação, promovendo a valorização da cultura

O novo projeto da Secretaria de Cultura no Solar dos Mellos, ‘Carnaval no Cinema: Samba & Festa & Alegria & Fantasia’, estreou no fim de tarde desta quinta-feira (6), com o filme ‘Orfeu’, devido a uma alteração na programação inicialmente divulgada. Após a exibição, teve início uma roda de conversa sobre a expressão da cultura brasileira na maior festa popular nacional, o Carnaval e sobre aquela produção cinematográfica. O evento reuniu no auditório do museu professores, estudantes e poetas, enquanto aulas de Capoeira, também gratuitas, aconteciam no pátio da casa.

O museu da cidade se consolida como um centro de integração para pessoas das diversas faixas etárias e formação, promovendo a valorização da cultura nacional e regional. O Carnaval, que assim como a Capoeira é um patrimônio histórico cultural do país, está em destaque este mês. Além da festa de Momo ser o tema da nova mostra de cinema mensal, o Solar dos Mellos cumprirá a tradição da abertura do Carnaval em Macaé com o ‘Baile de Máscaras’, na próxima quinta-feira (13), às 18h. Por isso, dia 13, não haverá aulas de Capoeira.

Na quinta-feira seguinte (20), a mostra ‘Carnaval no Cinema: Samba & Festa & Alegria & Fantasia’ prosseguirá, assim como as aulas. Segundo o coordenador do mais recente projeto cultural do museu, Gerson Dudus, a proposta é a cada mês apresentar uma mostra diferenciada entorno do Cinema, com sessões seguidas de debates sobre os temas e as produções. Sobre a sessão de quinta-feira (13), Dudus acrescentou “’Orfeu da Conceição’ é uma ressignificação do mito grego. E ‘Orfeu’, por sua vez, é a ressignificação de ‘Orfeu da Conceição’ no contexto do Carnaval contemporâneo do Rio e da favela”.

Carnaval no Cinema - 'Orfeu’ é um filme brasileiro de 1999 do gênero drama musical e romance. A obra foi dirigida por Cacá Diegues e estrelado por Toni Garrido e Patrícia França. O roteiro é baseado na peça ‘Orfeu da Conceição’, do poeta Vinícius de Moraes. ‘

Capoeira - A pedido dos pais dos alunos, o horário de início das aulas de Capoeira foi postergado das 18h para às 18h30 (até às 20h), para a faixa etária de 3 a 11 anos e, das 19h30 para às 20h (até às 21h30), para os alunos a partir de 12 anos. As aulas tiveram início na última semana e ainda estão com matrículas abertas, de segunda a s exta-feira, das 9h às 17h, na recepção do Solar, rua Conde de Araruama, 248, no Centro. Não há limite de idade, distinção de gênero, ou de qualquer outro tipo para a prática da Capoeira com o Mestre Kiko, do Grupo Macaé (GMac).

Para a matrícula apenas presencial é necessário fornecer fotocópia de certidão ou documento de identificação, uma foto 3x4 e preencher a ficha de Declaração de Saúde. Os responsáveis pelos menores de 18 anos de idade precisam assinar a ficha e acrescentar a fotocópia de seu documento de identidade. Até o final do semestre, os menores de idade deverão apresentar Declaração de Estudante. Para participar das aulas, o aluno deve trajar calças compridas confortáveis. Não é permitido shorts ou bermudas acima do joelho.

O telefone para outras informações é 2759-5049.

Busca

Acesso Rápido

Destaque