Formação do Esporte Educacional capacita 80 professores

29/10/2019 15:16:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

Professores e orientadores estão capacitados a trabalharem como multiplicadores na formação do Esporte Educacional

O curso de formação de professores do Esporte Educacional, em Macaé, foi encerrado, nesta terça-feira (29), no Auditório Claudio Ulpiano, bloco A, da Cidade Universitária, com programação durante todo o dia, das 8h às 17h, para 80 professores que receberão o certificado no final das atividades. O projeto é desenvolvido pela Rede de Parceiros Multiplicadores do Instituto Esporte & Educação (IEE) em parceria com a Petrobras e foi realizado no município através de convênio com a Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de disseminar melhores práticas da Educação Física e transferir conhecimentos e tecnologias aos profissionais para o trabalho com os alunos.

Neste último dia, foram ministradas palestras pela superintendente de Educação Infantil da Secretaria de Educação de Macaé, Mariana Duarte, que falou sobre “A Educação Física na Educação Infantil”; e o professor do Instituto Federal Fluminense (IFF-Macaé), Severino Neto, sobre “Metodologias Ativas no Ensino da Docência”. O curso começou em outubro do ano passado e, no total, foram realizados 10 encontros, sendo um por mês, só parando nas férias escolares, com atividades teóricas e práticas.

A parceria com a Secretaria de Educação foi feita através do Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG), Superintendência de Educação Infantil e Superintendência do Ensino Fundamental. "Com este curso, os professores e orientadores da Educação Física estão capacitados a trabalharem como multiplicadores na formação do Esporte Educacional para toda a rede beneficiando todos os alunos com melhores práticas do ensino esportivo nas escolas", destacou o secretário municipal de Educação, Guto Garcia.

“A Educação Física é mais do que o ensino de atividades físicas; ela permite que os alunos tenham disciplina e é forte estratégia também para os resultados cognitivos deles através dos jogos”, destacou a superintende do Ensino Fundamental, Balade Ayala.

A coordenadora do Centro de Formação, Regina Célia, falou da importância da troca de experiências que os profissionais vão levar para as escolas, a partir do curso. “Este aprendizado, com certeza, será de muito significado para as aulas de Educação Física nas nossas escolas a partir de agora com benefício para os alunos, as escolas e para vocês. A tarefa do Centro de Formação é trabalhar a formação continuada para levar aos profissionais, como vocês, novas práticas do ensino e aprendizagem”, enfatizou.

Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o IEE tem como estratégia a disseminação das práticas esportivas educacionais a partir da transferência de tecnologia e parceria, democratizando o esporte educacional e favorecendo a educação integral, saúde e cidadania dos alunos dos 3 aos 17 anos. Mais informações sobre o projeto estão no site http://www.esporteeducacao.org.br/redemultiplicadores.


Fotos Relacionadas