Fórum destaca trabalho na educação de Macaé

02/10/2018 15:52:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Maurício Porão

Representantes de municípios como Cabo Frio, Araruama e Campos dos Goytacazes participam

“O trabalho dos orientadores educacionais na rede pública municipal de Macaé é espelho para os demais municípios e fundamental para o bom funcionamento das unidades escolares. Estamos aqui para compartilhar esses bons exemplos”, destacou o secretário municipal de Educação de Rio das Ostras, Maurício Henriques, durante o VI Fórum de Orientação Educacional, que acontece nesta terça-feira (2), na Cidade Universitária. Realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Macaé, o evento reúne representantes também de Cabo Frio, Araruama, Rio Bonito, São João da Barra e Campos dos Goytacazes.

A orientadora educacional Kátia Fraga disse que veio de Araruama e também assinalou o trabalho desenvolvido nas escolas de Macaé. "A atuação dos orientadores educacionais é muito importante porque mantemos contato direto com os alunos o tempo todo que eles estão nas escolas. Somos os mediadores no convívio diário de situações de conflito e Macaé faz muito bem este trabalho. A Educação precisa multiplicar bons exemplos assim", enfatizou.

O Fórum foi aberto pela secretária de Educação de Macaé, Leila Clemente; a secretária adjunta de Educação Básica, Gelda Tavares; e a superintendente de Ensino Fundamental e Médio, Balade Ayala. O destaque foram as transformações sociais frutos do trabalho nas escolas.

"Hoje vivemos na sociedade de transformações e as responsabilidades desse tempo envolvem a família, que necessita de atenção, respeito e amor, e as escolas, cujo trabalho tem sido um desafio maior no sentido de harmonizar as relações não só pedagógicas, mas, sobretudo, de afetos", destacou a secretária.

O fórum levou à reflexão de subtemas ligados ao tema central “Fluidez e Transformações Sociais”. Reuniu orientadores educacionais (OE), orientadores pedagógicos (OP), supervisores de ensino, gestores educacionais, estudantes dos cursos Normal e de Pedagogia e profissionais da área de educação do município e região.

Durante todo o evento, realizado o dia inteiro, das 8h às 17h, houve apresentações culturais das escolas Neusa Goulart Brizola, Ciep 455 Municipalizado Maringá, Colégio Municipal Tarcísio Paes de Figueiredo, Leonel de Moura Brizola e Colégio Municipal Eraldo Mussi.

A palestra de abertura, com a professora Thatiana Tavares Pereira, sobre “Inteligência Emocional em Tempos de Relações Líquidas – a Fluidez das Relações”, funcionou como um mergulho no íntimo de cada um diante do mundo que existe e o mundo como deve ser.

No vídeo apresentado, a professora ressaltou que o mundo anda cada vez mais rápido, mais consumista, mais líquido, mutável e on. Segundo ela, grandes ideias desta reflexão visam conectar um novo futuro para o planeta a partir da pergunta: de que lado você está, on ou off?


Fotos Relacionadas