Fórum Norte-Fluminense de Educação realiza live dia 25

09/03/2021 10:10:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arte

O objetivo é que a interação contribua no aprofundamento da prática docente

Dando continuidade às ações do Fórum Norte-Fluminense de Educação em Ciências, estão abertas as inscrições para a live “Reflexões sobre Práticas Educativas no Ensino de Ciências”. A primeira programação deste ano vai acontecer no dia 25 (quinta-feira) e será exibida das 16h às 18h no endereço https://youtu.be/R6uogRBVJQA. Os interessados devem se cadastrar através do Centro de Formação Carolina Garcia. A atividade dará certificado para aos participantes. Este ano, todas as lives do Fórum serão sempre na última quinta-feira de cada mês.

Podem se inscrever professores, profissionais da Educação e também estudantes de curso Normal Médio, Licenciaturas e de outros cursos de graduação e pós-graduação interessados na área de Educação em Ciências.

Este é o primeiro encontro do ano e será realizado de forma remota em uma plataforma do evento. A programação contará com professores da Educação Básica de Macaé, pesquisadores e profissionais que atuam sobre os diversos assuntos que estarão em pauta. Na oportunidade, os professores serão convidados a apresentar uma prática/experiência desenvolvida em sua atuação docente, sendo que pesquisadores/professores vão destacar reflexões sobre a ação.

O objetivo é que a interação entre os convidados contribua na construção de oportunidades, socialização, discussão, e aprofundamento da prática docente, de forma dialógica, em suas interfaces com a pesquisa, possibilitando diversos caminhos para a continuidade das ações nas escolas.

A primeira edição de 2021 contará com as presenças de Éder Pereira Peçanha (diretor do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel); Luciana Ferrari Espíndola Cabral (CEFET-RJ) e Daniel Basílio Zandonadi (Nupem-UFRJ). Será abordada a temática “A experiência com hortas escolares no Colégio Ancyra''. A unidade municipal é reconhecida pelo desenvolvimento de projetos ambientais já consolidados como a Horta Suspensa. Atendendo a cerca de 700 alunos do 6º ao 9º ano, a escola também realiza, de forma virtual, atividades voltadas para o meio ambiente e ciência.

Criado em 2019, o objetivo do Fórum é estabelecer um espaço de discussão, reflexão e problematização da Educação em Ciências na região. O Fórum é anual e organizado pelos cursos de licenciatura em Química e Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), articulado com Instituições de Ensino Superior (IES) e órgãos públicos de educação básica da região. Em Macaé, a parceria é feita com a prefeitura, através do Centro de Formação Carolina Garcia, vinculado à Secretaria de Educação e a Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS).