Ginástica gratuita no Mercado de Peixes começa nesta quinta

10/10/2018 11:21:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: João Barreto

Objetivo é incentivar o prazer do cuidado com o corpo e a mente

Quem sempre teve vontade de praticar atividades físicas pode contar, a partir desta quinta-feira (11), às 7h30, com mais um polo de ginástica do projeto Movimente-se, da Secretaria de Esportes. O novo ponto será a praça do Mercado de Peixes, espaço revitalizado com área de lazer e parquinho. As aulas irão acontecer, também, às terças-feiras, no mesmo horário. O objetivo é incentivar o prazer do cuidado com o corpo e a mente.

A dona de casa Edna de Souza Silva, 46 anos, passava pelo local, nesta quarta-feira (10), e participou de avaliação física do projeto InForma Itinerante. A iniciativa realiza, ainda, medição de pressão arterial e massa corporal, além de orientações sobre alimentação e locais onde a Secretaria de Esportes oferece atividades físicas. Edna saiu da sua avaliação com vaga já garantida em um dos 20 polos do projeto Movimente-se, incluindo a região serrana.

A coordenadora do projeto Movimente-se, Tatiana Tauil, afirma que os exercícios físicos são realizados em praças públicas junto às academias populares ou em associações de moradores, além das orlas das praias de Imbetiba, Barra e Cavaleiros. O aposentado José Celestino da Mota, 80 anos, já frequenta as aulas do Parque Aeroporto há quatro anos e, nesta quarta, esteve na praça do Mercado de Peixes para compartilhar sua experiência. "Os exercícios físicos me proporcionam bem-estar. Fiz várias sessões de radioterapia e retornar com as atividades me faz muito bem", acrescentou.

Para participar do projeto Movimente-se, as inscrições são feitas no próprio local das aulas. É necessário atestado médico, duas fotos 3x4 e cópia da identidade, além de comprovante de residência. "Quando a pessoa se inscreve recebe carteirinha que permite frequentar todos os polos. Há locais específicos para a terceira idade e outros para pessoas com idade acima de 15 anos. As aulas duram cerca de 50 minutos", frisa Tatiana.

InForma - O projeto InForma divulga as atividades oferecidas. O interessado recebe encaminhamento para uma consulta com o médico que atende na sede da Secretaria de Esportes, no Estádio Moacyrzão. A coordenadora do projeto, Francini Farah, destaca que a proposta é incentivar e viabilizar práticas esportivas em diversos pontos do município. "A orientação é sempre voltada para o polo mais próximo da residência do interessado", frisa.


Fotos Relacionadas