Governo retoma atividades do Conselho Gestor da APA do Sana

10/04/2013 15:46:00 - Jornalista: Antonio Felipe Gonçalves

Foto: Moisés Bruno

Distrito do Sana é um dos pontos turísticos de Macaé

Procurando fortalecer todos os mecanismos de proteção ambiental do município, o governo realizou a primeira reunião do novo Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental – APA do Sana.

Considerado um santuário ecológico, com uma área de Mata Atlântica e dezenas de cachoeiras, o Sana está localizado em um vale cercado de montanhas, e no meio desta mata brota a grande atração do lugar, as cachoeiras.

A Área de Preservação Ambiental do Sana foi criada em 2001. A criação da APA do Sana teve como objetivos promover o desenvolvimento sustentável a partir dos recursos naturais; além de preservar e proteger a fauna, a flora e as belezas naturais, como as elevações rochosas, cachoeiras e vegetação; e ordenar o processo de ocupação. A APA é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável dos Recursos Ambientais, e engloba toda a extensão do distrito.

Uma das ações propostas discutidas pelo Conselho Gestor é a criação de uma câmara temática para discutir e reavaliar o Plano de Manejo do Sana, uma importante ferramenta que reúne informações básicas sobre diversos aspectos da região: sociais, ambientais, econômicos, entre outros. Outras abordagens são os usos mais recomendados dos recursos naturais e algumas novas atividades geradoras de emprego e renda.

Outras propostas abordadas foram a de se discutir uma reformulação do regimento interno do órgão, bem como a reestruturação do conselho, para garantir uma maior representatividade da sociedade civil e do governo, para que as demandas sejam levadas à discussão da plenária.

O Conselho Gestor da APA do Sana – SANAPA - é um órgão colegiado, com atribuições consultivas, normativas e deliberativas de interesse local, com sede no distrito do Sana, e sua atuação compreende os limites físico-territoriais da APA do Sana como unidade de gerenciamento e planejamento. A próxima reunião acontecerá em 23 de maio no distrito.