Guarda Ambiental descobre abrigo de caçadores no Sana

22/11/2013 10:58:00 - Jornalista: Antonio Felipe Gonçalves

Foto: Divulgação

O local foi destruído, as armadilhas inutilizadas e o armamento apreendido

Na última semana, a Guarda Ambiental de Macaé realizou mais uma ação de combate à caça nas matas da região. Atendendo a uma denúncia, a equipe descobriu um abrigo de caçadores, no Sana, com armamento, munição, armadilhas e diversos apetrechos utilizados na captura de animais.

A operação teve início pela manhã e contou com a participação de 12 agentes da guarda ambiental. A equipe caminhou por quase três horas nas matas à procura do abrigo utilizado pelos caçadores. O local foi destruído, as armadilhas inutilizadas e o armamento apreendido.

Segundo Madson Nazareno Pereira, comandante da guarda ambiental, o aumento do número de animais nas matas da região é decorrente da maior preservação das áreas de proteção ambiental e também da intensificação das incursões da equipe da guarda. Esse aumento atrai caçadores, em sua maioria de outras regiões do país, o que demanda mais operações. É um ciclo que, além de requerer um trabalho cada vez mais qualificado, elevou o número de apreensões este ano.

De acordo com a Lei Federal 9.605/98, que trata sobre as sanções penais e administrativas para atividades lesivas ao meio ambiente, o crime de caça tem pena de detenção de um a cinco anos, além de R$ 500 de multa por cada espécie abatida. O telefone do plantão 24 horas da guarda ambiental é 9701-9770.