Hospital Municipal Madre Tereza de Calcutá é reaberto

24/10/2014 15:54:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Flávio Sardou

Prefeito informou que o local foi reformado para oferecer atenção e respeito especialmente aos idosos

As internações no Hospital Municipal Madre Tereza de Calcutá, no bairro Imbetiba, foram reabertas, após 8 anos, na manhã desta sexta-feira (24) pelo prefeito Dr. Aluízio. A ala ambulatorial foi totalmente reestruturada e dispõe de nove leitos em quartos individuais para proporcionar mais conforto aos pacientes, com possibilidade de ampliação para 12. Com essa obra, a Prefeitura reafirma a vocação inicial do hospital: o atendimento prioritário a idosos e a doentes terminais.

A edificação da Liga Beneficente São João Batista, anexa ao asilo Casa do Idoso, já abrigou o Pronto Socorro Pediátrico e a Unidade de Emergências Pediátricas Dr. José Paulo de Mendonça. Esses serviços são atualmente oferecidos na rua Tenente Coronel Amado, Centro. A partir desta semana, nessa unidade, onde a população já é atendida em 10 especialidades clínicas e cirúrgicas - oferecidas em três consultórios – em emergências clínicas, em sala de curativos e em posto de enfermagem, serão aceitas internações clínicas que priorizarão os idosos, oferecendo atendimento humanizado. Os novos leitos contribuem para desafogar o atendimento no Hospital Público de Macaé (HPM).

- O exercício da política deve ser o cumprimento do cuidado com a população e, sobretudo, com os que mais sofrem. Transformamos esse local para que ele ofereça atenção e respeito especialmente aos idosos, disse o prefeito, Dr. Aluízio.

O Bispo Diocesano de Nova Friburgo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, foi convidado para a cerimônia de reinauguração da ala de internações (descerramento da placa, desenlace da fita inaugural e bênção), assim como o presidente da Liga Beneficente, Arthur Aguiar. O Bispo ressaltou a dignidade dos ambientes “Este hospital vai ao encontro dos ideais dessa religiosa que lhe dá nome. A ‘Teologia do Encontro’, tem como cerne a relação marcada pela humanidade. Tudo aqui valoriza a dignidade como pessoas, não pela sua condição social”, pontuou.

- Este núcleo inicial do Hospital Madre Tereza, inaugurado em 1984, foi idealizado para atender idosos e pacientes em fase final, mas estava inativo há 8 anos. Nosso principal objetivo aqui é prestar um atendimento humanizado. Não teremos mais idosos em corredores, salientou o secretário de Saúde, Pedro Reis.

Também estiveram presentes à cerimônia, autoridades eclesiásticas e da gestão municipal, as irmãs Filhas de Maria Santíssima do Horto, pacientes e familiares.

- Com toda a comunidade, aguardamos, há muitos anos, a reabertura dessa instituição aos idosos, sua vocação inicial. Estamos emocionados e realizados, disse o então presidente do hospital na gestão de sua inauguração (1989 a 1992), Lafaiete Fernandes.


Fotos Relacionadas