HPM realiza primeira captação de órgãos de 2017

31/03/2017 10:39:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: João Barreto

Equipe conseguiu captar dois rins e fígado para transplante

Foi realizada na tarde desta quinta-feira (30), no Hospital Público de Macaé (HPM), a primeira captação de órgãos de 2017. O procedimento aconteceu por meio da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), em parceria com o Programa Estadual de Transplante. A doadora foi Deuslíria Pereira de Jesus, 33 anos, moradora do bairro Lagomar. Foram captados os dois rins e o fígado. A jovem era hipertensa, mãe de quatro filhos e sofreu um Acidente Vascular Encefálico (AVE), no dia 22.

De acordo com o marido da doadora, Carlos Antônio Bueno, ela passou mal e foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento do Lagomar (UPA), com a pressão muito alta e, após a pressão ser estabilizada, foi transferida para o HPM. "Não esperava que isso acontecesse, minha esposa recebeu todo atendimento necessário, mas o seu caso era muito grave e, infelizmente recebemos a notícia de sua morte cerebral", contou emocionado.

Ele lembrou que a decisão foi definida em conjunto pela família, em especial pela mãe de Deuslíria, que faz hemodiálise e se encontra na fila de espera para transplante de rins. "Através da doação da minha esposa vamos ajudar outras pessoas. Este é um momento triste, mas o nome de Deus está sendo glorificado. Agora, preciso de força para criar os nossos filhos: um de sete meses e os outros de 7, 8 e 14 anos", falou.

Segundo a equipe da CIHDOTT, o protocolo de morte cerebral foi aberto no dia 28, quando foi feita a abordagem à família que autorizou a captação. Os profissionais ressaltaram a importância da doação de órgão, ressaltando que este gesto da família irá beneficiar e melhorar a qualidade de vida de outras pessoas que estão na fila de espera.

Eles disseram ainda, que para ser um doador basta falar com a família e deixar bem claro o desejo. Não precisa deixar por escrito, pois a autorização será da família.


Fotos Relacionadas