HPM realiza primeiras cirurgias a laser de próstata do país

22/04/2015 17:33:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Guga Malheiros

Especialistas de outros estados estiveram em Macaé para assistir a aplicação da técnica

Oferecendo o tratamento mais seguro e eficaz aos pacientes do SUS, o Hospital Público de Macaé (HPM), no último sábado (18), realizou três cirurgias inéditas no país. Especialistas de outros estados estiveram no município para assistir a aplicação da técnica de Holmium Laser Enucleação da Próstata (HoLEP) pelo médico Rodrigo Loureiro de Marins e sua equipe. As cirurgias tiveram duração média de duas horas e meia e os pacientes, na faixa etária de 70 anos, sem qualquer cicatriz, já estão em casa e passam bem.

Rodrigo Loureiro especializou-se nesta técnica no Departamento de Urologia, Hospitais da Universidade de Cambridge. O procedimento é o único a laser recomendado pelo Instituto Nacional de Saúde e Excelência Clínica (NICE) para o tratamento da hiperplasia benigna da próstata (HBP) no Reino Unido e que é indicado para homens com próstatas de qualquer tamanho.

Para a realização das três primeiras cirurgias, foi usado um aparelho trazido de Porto Alegre-RS, que já retornou a esse município. Ele estará de volta a Macaé no final de maio, quando ficará por três dias. A expectativa é que, nesse período, sejam atendidos cerca de dez pacientes, encaminhados pela Coordenadoria de Controle, Avaliação e Auditoria.

Rodrigo, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, explica que esse procedimento é mais indicado para próstatas acima de 80 gramas. Os pacientes de sábado tiveram volume retirado entre 90 a 170 gramas. Ainda é recomendada a utilização para pacientes idosos, obesos, hipertensos ou com problemas de coagulação sanguínea.

- Os riscos são muito reduzidos, porque não há cortes abdominal, nem na bexiga. Todo o procedimento é feito pela uretra. O Holmium Laser corta totalmente a próstata e finalizamos triturando o tecido com outro equipamento. A próstata é completamente anulada. O paciente fica com sonda e cateter por apenas 24 horas, sai andando do hospital e em dez dias segue vida normal. Nas cirurgias tradicionais a sonda e o cateter ficam por sete dias e a recuperação é bem mais demorada. Essa cirurgia e o nível da técnica utilizada estão voltados para uma melhor qualidade de vida das pessoas, especialmente idosos -, destaca o médico.

Técnica HoLEP

A Holmium Laser Enucleation of the Prostate (HoLEP) foi desenvolvida por dois urologistas da Nova Zelândia, Peter Gilling e Mark Fraundorfer, na década de 1990. De acordo com orientações do Departamento de Urologia, Hospitais da Universidade de Cambridge, o mais experiente centro HoLEP no Reino Unido, tendo realizado mais de mil procedimentos HoLEP, essa técnica foi desenvolvida para melhorar a eficácia, segurança e durabilidade da cirurgia para HBP.

Hiperplasia benigna da próstata

A partir dos 40 anos de idade, é comum que os homens desenvolvam hiperplasia benigna da próstata (HBP), que chega a atingir mais da metade da população masculina com 70 anos e a quase a totalidade com 80. Os sintomas da HBP, popularmente conhecida como aumento da próstata, podem causar prejuízo à qualidade de vida desses pacientes.

A próstata deve ter o tamanho de uma noz. Mas, afetada por HBP, ela se apresenta superdimensionada. Essa glândula é o único órgão que continua a crescer ao longo da vida. É esse crescimento que pode causar problemas urinários. A próstata produz parte do fluido do sêmen. Mas os homens podem viver uma vida perfeitamente saudável se parte ou mesmo a totalidade da próstata for removida cirurgicamente.

Os sintomas urinários são os mais comuns incômodos que afetam os homens para além da meia-idade. Eles podem indicar um problema grave, por isso, é importante manter o médico informado. O mais comum dos problemas é a HBP.


Fotos Relacionadas