Indígenas vão ao Parque Atalaia na sexta-feira (29)

28/11/2019 15:54:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Guga Malheiros

Indígenas passarão o dia junto a estudantes de escolas macaenses e a visitantes do Parque

Uma ação especial vai acontecer no Parque Atalaia nesta sexta-feira (29). Três indígenas passarão o dia junto a estudantes de escolas macaenses e a visitantes desse bosque, que se localiza a 27 quilômetros de Macaé.

Eles vêm a esse ponto natural da cidade, por meio do projeto intitulado "Axé Saúde", coordenado pela professora universitária de enfermagem, Caroline Guilherme, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – Macaé). Eles estarão em Macaé no período da manhã, de 9h às 12h30, e da tarde, de 13h às 16h30.

“O foco das palestras será Educação Ambiental e Saúde. Buscaremos valorizar os movimentos indígenas de modo geral e falarei, de maneira concisa, sobre a história dos indígenas em Macaé”, disse a acadêmica.

Ela ainda afirmou que o importante é que se mencione o termo "indígenas" ao invés de "índios". “O termos “indígenas” e recentemente "povos originários" têm substituído a colonizadora referência da busca dos portugueses pelas Indias. Além de existirem povos originários não apenas no Brasil, mas no mundo todo.

Os objetivos do projeto

De acordo com a professora Carolina Guilherme, o objetivo do projeto é promover a saúde de populações vulneráveis assim como a valorização das sua história, cultura, saberes e conhecimentos tradicionais. “Dessa forma o projeto tem realizado diferentes iniciativas, observando-se também a população negra, a de religião de matriz africana, indígena e sem-terra”, explica ela.

Em Macaé, ela conta que a atividade a ser desenvolvida com o movimento indígena visa o compartilhamento de saberes, a visibilidade da luta indígena pela preservação do meio ambiente, de seus territórios e de seu modo de vida sustentável.

Programação

Educação ambiental, saúde e valorização dos povos originários:

9h: Café da manhã voluntário: palestra.

10h: Atividade 1: Ações Práticas.

11h30: Atividade 2: término.

12h: almoço voluntário: leve sua contribuição.

13h: Atividade 1: palestra

14h: Atividade 2: Ações Práticas

15h: Atividade 3: Ações Práticas