Inscrição para palestra sobre hanseníase é prorrogada

04/08/2017 15:08:00 - Jornalista: Genimarta de Oliveira

Foto: Arquivo Secom/João barreto

Evento será realizado na Cidade Universitária, na terça-feira, dia 8

Foi prorrogada até segunda-feira (7), as inscrições para a palestra "Hanseníase na Atenção Básica" que visa marcar o Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase (05 de agosto). O evento acontece na terça-feira (8), de 9h às 11h, no auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária. O cadastro pode ser feito através do e-mail pchn.macae@hotmail.com. A iniciativa é da Secretaria de Saúde de Macaé, por meio da Coordenadoria do Programa de Vigilância e Controle da Hanseníase.

A palestra é destinada aos agentes comunitários da Estratégia Saúde da Família e também aos estudantes e profissionais da área de saúde. De acordo com o coordenador do Programa de Hanseníase, o médico Maurício Zampieri, a doença tem cura, mas precisa que toda sociedade conheça o assunto.

O Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase, instituído em 2014, tem como objetivo sensibilizar e mobilizar a sociedade sobre a importância de conhecer os sintomas e as formas de contágio da doença, além de buscar a conscientização das pessoas.

Hanseníase

A hanseníase é uma doença que acomete pele e nervos e quando não tratada pode levar a incapacidades físicas. A transmissão acontece por via oral, através da respiração, fala, espirros e tosse. As pessoas devem ficar atentas ao surgimento de manchas, que podem ser brancas, avermelhadas, lisas ou rugosas e com perda de sensibilidade.

Sintomas

Manchas brancas ou avermelhadas sem sensibilidade para frio, calor, dor e tato; Sensação de formigamento, dormência ou fisgadas; aparecimento de caroços e placas pelo corpo; dor nos nervos dos braços, mãos, pernas e pés; diminuição da força muscular.

Diagnóstico

A identificação da doença é essencialmente clínica, feita a partir da observação da pele, de nervos periféricos e da história epidemiológica. Excepcionalmente são necessários exames laboratoriais complementares, como a baciloscopia ou biópsia cutânea.

Tratamento

A hanseníase tem cura e quando tratada em fase inicial não causa deformidades. O tratamento é gratuito, administrado via oral e está disponível em unidades públicas de saúde de todo o Brasil. Para pacientes que apresentam a forma paucibacilar (PB) da doença, a duração do tratamento é de seis meses e para os que apresentam a forma multibacilar (MB), o tratamento dura um ano. Concluído o tratamento com regularidade, o paciente recebe alta e é considerado curado.

A Secretaria de Saúde de Macaé oferece atendimento especializado aos pacientes com uma equipe multiprofissional e dispensação de medicamentos. O serviço é realizado no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, na Rua Tenente Coronel Amado, 225 - Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.